O presidente da Câmara, vereador Júnior Baptista, visitou o projeto social de Jiu-jítsu comandado pelo também vereador Professor Rodrigo Andrade, que começou a praticar a arte marcial em 2010.

Em 2013, Rodrigo teve o apoio de seu antigo professor para dar início a um projeto social. Já no ano de 2019 o projeto Guerreiros do Bem filiou-se à grande equipe Atos Bauru, comandada pelo Mestre Paulo Ledesma - 3°grau faixa preta.

“É uma equipe de imensa estrutura, reconhecida mundialmente pelo seu Jiu-jitsu e celeiro de atletas campeões”, disse o vereador Rodrigo.

O projeto já foi localizado na Humberto Soncini, depois instalado na Casa Lar por muitos anos, e hoje encontra-se no Centro de Convergência, ao lado do Corpo de Bombeiros, com aulas para todas as idades e ambos os sexos. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 19 às 21 horas.

“Parabenizo o vereador Professor Rodrigo Andrade que vem desenvolvendo este projeto social fantástico em nossa cidade, beneficiando crianças, jovens e adultos com essa prática que traz inúmeros benefícios para o corpo e mente. Tive a honra de conhecer o projeto pessoalmente e até participar de uma aula, e fiquei extremamente feliz com o que vi. Parabéns a todos os envolvidos”, destacou o Presidente da Câmara, Júnior Baptista.

A origem do Jiu-jitsu é incerta entre historiadores. A versão mais difundida entre o meio, é a de que teve origem no Japão. Uma outra versão, muito mais complexa, diz que surgiu na Índia, onde era praticado por monges budistas. Segundo essa versão, a arte foi levada então para a China, e depois para o Japão, por intermédio da expansão do próprio budismo. A terceira versão defende que originou-se na China. Já a origem do Jiu-jitsu no Brasil não é motivo de desacordo; foi trazido ao nosso país em 1915, pelo japonês Esai Maeda Koma.

A tradução das palavras Jiu e Jitsu é arte versátil, suave. Usa-se a força e o peso do adversário contra ele, sendo permitido, inclusive, lançar o adversário em queda. São utilizados golpes, porém, a principal característica da modalidade são os golpes que buscam imobilizar e neutralizar o adversário.

O Jiu-jitsu tem inúmeros benefícios, os quais podemos citar: combate ansiedade e estresse, disciplina, defesa pessoal, define o corpo, contribui com a saúde do coração, melhora o condicionamento físico, socializa e traz qualidade à alimentação.

Os interessados em integrar o projeto social de Jiu-jitsu de nosso município podem entrar em contato com o Professor Rodrigo Andrade pelo telefone (18) 99727-4333.

23.02.22 JiuJitsu