Na Sessão Ordinária de segunda-feira (21), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador Ricardo Rio, que manifesta pesar pelo falecimento do Sr. Edgar Pontes Franco, ocorrido em 3 de dezembro de 2021.

Edgar nasceu em abril de 1945, na cidade de João Ramalho, onde viveu por 10 anos. Após esse período mudou-se para a cidade de Avaré onde viveu sua infância e mocidade. Era casado com Maria Graça Affini Monteiro, desde 1973; foi na padaria do seu sogro Jayme Monteiro que Edgar conheceu aquela que seria sua esposa.

Dessa união vieram as Laisa e Lenise; e os netos Luana e Henrique. Formado em Matemática, Edgar foi professor lecionando aula em várias escolas de nossa cidade e até mesmo na Universidade de Marília (Unimar). Também foi Assistente de Direção da Escola Estadual Isidoro Baptista – GEP.

Ao longo de sua trajetória acadêmica, Edgar formou-se também nos cursos superiores de Pedagogia e Direito. Edgar teve início em sua carreira no futebol no infantil e juvenil do São Paulinho de Avaré. Jogou também na mesma cidade no time da Associação Atlética
Avareense, depois foi contratado pela Associação Atlética Ranchariense.

Em 1964, recebeu convite para ir treinar no Prudentina, e de lá foi emprestado para o Osvaldo Cruz, onde acabou se profissionalizando e jogando na 1ª divisão de profissionais. Sua trajetória no futebol Paraguaçuense se iniciou no ano de 1966, através de Edmundo Couto e Silias, que foram buscar Edgar para jogar no E.C. Municipal, que estava em formação para a disputa da 3ª Divisão de Profissionais. Na época Edgar atuava como volante.

Sua estreia no Municipal aconteceu no dia 12 de março de 1966, nas comemorações do aniversario de 41 anos de emancipação Política de Paraguaçu Paulista. A partida foi no estádio Carlos Affini contra o time do Tupã, que na ocasião acabou vencendo pelo placar de 1 x0. Naquele dia, o Municipal do técnico Feijão, na estreia de Edgar entrou em campo escalado com Osvaldo (Décio), Mendes e Mauri, Edgar (Bira), Tico e Cardoso, Nivaldo (Figueiredo), Zé do Pito, Marsom, Juarez (Issac), e Ferrerinha (Vanderley).

Depois de jogar pelo Municipal, Edgar atuou ainda pelo São Bento de Marília e pelo Taubaté. Mais conhecido com o xerife da zaga do Azulão, Edgar Pontes Franco carinhosamente chamado pelos amigos de “Pirulão”, foi o homenageado no 3º Encontro Esportivo entre as APAEs da Região.

Edgar teve uma vida dedicada ao futebol e com serviços prestados ao nosso esporte Paraguaçuense, sendo ex-atleta de futebol defendendo as cores do E.C. Municipal dos anos 60, e formando ao lado de Carlão seu fiel companheiro, uma das maiores zagas da nossa história. Também jogou no E.C. Paraguaçuense e no futebol amador de nossa cidade nos seus tempos áureos. Mesmo após encerrar a carreira como jogador, Edgar sempre se manteve ativo no esporte e por diversas vezes participou da diretoria do Azulão.

Todavia, não vivemos somente de glórias e Edgar também passou momentos difíceis à frente do Azulão: Em 2002, viu o time ser rebaixado da série A2 após 9 anos nesta divisão. Em 2003 (após o time ter ficado na série A2 até o ano de 2002), foi o Presidente daquele time do Pedro Ribeiro na série A3, com a parceria Fair Play onde com uma fraca campanha foi rebaixado para a 4ª divisão em 2004. Com dificuldades financeiras em 2007, Edgar foi o último presidente do time que já estava na 4ª divisão, sendo a última participação oficial profissional do nosso glorioso Azulão do Vale naquela parceria com o Grupo Hamala, que infelizmente não teve muito sucesso.

Através do seu conhecimento esportivo foi convidado a ser diretor do Departamento de Esportes (antiga CCE), na gestão do prefeito Carlos Arruda Garms (2005 a 2008), fazendo um grande desempenho a frente do esporte Paraguaçuense. Após passar pela pasta do esporte, Edgar assumiu a pasta do Departamento da Indústria e Comércio até o ano de 2015.

Em 2019, já um pouco debilitado na cadeira de rodas, Edgar foi lembrado com muito orgulho pelos Jogos da Apae – 3º Encontro Esportivo entre as Apaes da Região, competição tradicional entre cidades como: Assis, Palmital, Cândido Mota, Tarumã, Martinópolis, entre outras que era realizado todo ano em Paraguaçu Paulista, no Ginásio Silvio de Magalhães Padilha. O evento foi realizado no dia 22 de agosto de 2019, e contou com a presença de familiares de Edgar, esposa e filhas e também vários esportistas como ex-jogadores do nosso E.C. Paraguaçuense. Alguns dos presentes como Plazza, Bacca, Pedro Sene, Joaquim, Gibertão, Pilão entre outros. Foi uma bela homenagem em vida ao grande esportista, ex-jogador, ex-dirigente, ex-professor e grande personagem da história de nossa cidade.

“Edgar amava Paraguaçu Paulista de todo coração e se tivesse que viver de novo, certamente gostaria de viver aqui. Seu nome está e ficará marcado para sempre na história de nosso município pelo seu trabalho, empenho e amor com todos que estiveram ao seu lado”, disse o autor da moção, Ricardo Rio.

21.02.22 Familia Edgar Pontes