Reunida em Sessão Ordinária na segunda-feira (7), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria da vereadora Graciane de Madureira, que manifesta apoio ao Projeto de Lei 2.564/2020, que altera a Lei nº 7. 498, de 25 de junho de 1986, para instituir o piso salarial nacional e jornada de 30 horas semanais para Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Auxiliar e Parteira, aprovado pelo Senado Federal e encaminhado para a Câmara dos Deputados.

É imprescindível refletimos sobre a relevância histórica da enfermagem para todos os serviços da saúde do mundo. A categoria se submete a regime de remuneração injusta em partes do nosso Brasil, incompatível ao nível de formação acadêmica e técnica, exigida para o exercício da profissão.

Todos os serviços de saúde do Brasil, sejam públicos ou privados dependem dos profissionais da enfermagem; o trabalho desses profissionais é de suma importância e relevante no âmbito dos serviços de saúde.

Foi notório durante essa pandemia a dura rotina enfrentada por esses profissionais que dedicam-se aos cuidados dos pacientes, colocando sua saúde em risco para salvar vidas, mesmo com remunerações defasadas, condições de trabalho muitas das vezes indignas.

“É de suma importância a valorização da classe, tanto nesse momento de pandemia quanto em todos os outros programas de saúde, para continuarem atuando de forma eficiente e humanizada. A proposta é pauta ativa e justa pleiteada pelo Conselho Regional de Enfermagem – COREN. Dada a importância e urgência do tema, a presente Moção também pede agilidade aos nobres deputados”, explicou a autora Graciane de Madureira.

07.02.22 Mocao enfermagem