Na primeira Sessão Ordinária do ano, realizada na segunda-feira (7), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria da vereadora Graciane de Madureira, que parabeniza Ana Carolina Santiago pelo lançamento do livro Poemas e Histórias Rimadas.

Ana Carolina Santiago nasceu em 1986 na capital do Estado, mas lá nunca morou; passou parte de sua infância no município de João Ramalho e mudou-se com sua família para Paraguaçu Paulista 11 anos de idade.

É formada em Pedagogia e pós-graduada em Educação Especial; em 2021 teve a ideia de compartilhar em suas redes sociais alguns dos seus poemas. Teve seu primeiro encontro com poema ouvindo seu pai declamar para sua mãe, em sua casa, sendo que o segundo contato foi aos seus 8 anos de idade na escola quando, após ouvir alguns poemas, recebeu da professora, com a turma da classe, a tarefa de escrever um sobre um bicho de estimação.

Empolgou-se com a tarefa dada por sua professora e escreveu um poema contendo várias estrofes, tendo 4 versos em cada uma e com muita rima. A partir de então, Ana Carolina começou a dedicar-se à escrita de poemas, porém, ainda criança, por um tempo entre sua infância e adolescência parou de escrever, retornando nos últimos anos a dedicação a seu trabalho literário.

Ana sempre sonhou em um dia poder publicar um livro com seus poemas, porém era só um sonho sem data de realização. No entanto, com a pandemia, percebeu que o futuro não estava em suas mãos. Assim, resolveu procurar uma editora, momento em que teve início sua realização. Seu sonho tornou-se realidade por meio do livro Poemas e Histórias Rimadas, que teve sua primeira edição publicada em setembro de 2021.

Ana Carolina, a convite do Departamento de Cultura de Paraguaçu Paulista, lançou seu livro no dia 9 de dezembro de 2021. Atualmente, Ana faz parte da APEPP- Associação Paraguaçuense de Escritores e Poetas; e da ALAP- Academia Luso-Brasileira de Artes e Poesias. A escritora teve um dos seus poemas publicados no livro Vozes Ressonantes, publicado em 2021.

“Diante da história da escritora Ana Carolina Santiago quero parabenizá-la pela sua dedicação, determinação e coragem, por nunca ter desacreditado de seus sonhos, lutando e perseverando para que o mesmo se tornasse realidade. Sua história inspira nossa geração, nossos professores, alunos e emociona os amantes da leitura em poemas, com seus poemas tão puros, vindos da alma. Me orgulho de pessoas como você que fazem a diferença em nosso município e que, através da sua história, incentivas tantas outras pessoas a lutar por seus sonhos”, disse a autora da moção, vereadora Graciane.

07.02.22 Mocao livro