Hoje, 20 de janeiro, é comemorado o Dia do Farmacêutico. A ideia da criação da data partiu do farmacêutico Oto Serpa Grandado, e foi colocada em discussão, pela primeira vez, no dia 7 de janeiro de 1941, quando ele participava de uma reunião na Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) e fez o seguinte questionamento: Todas as profissões têm o seu dia, data especial para comemorar o ideal abraçado. Por que não temos o nosso Dia? Deste questionamento surgiu a proposta para a criação do “Dia do Farmacêutico”.

A data foi escolhida em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916. Na época, era a maior instituição representativa da categoria no país. Assim, considerando a necessidade de unificar a comemoração do Dia do Farmacêutico e por ensejar maior visibilidade e reconhecimento, o Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 460, de 23 de março de 2007, reconheceu o dia 20 de Janeiro como o Dia do Farmacêutico.

Profissionais habilitados para atender às necessidades de pessoas doentes em várias situações, eles também atuam na linha de frente no combate à pandemia da Covid-19, sendo trabalhadores essenciais durante toda a crise sanitária.

“Ser farmacêutico é uma grande responsabilidade, pois você toca na vida de outra pessoa. Parabéns aos profissionais da Farmácia de nosso município, continuem com o bonito trabalho que exercem, repleto de amor e dedicação. Um feliz Dia do Farmacêutico!”, disse o presidente da Câmara, Júnior Baptista.

20.01.22 farma

*Com informações do Conselho Federal de Farmácia