Na Sessão Ordinária de terça-feira (16), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do Presidente da Casa, vereador Júnior Baptista, que manifesta congratulações ao paraguaçuense Claudmar Gonçalves Costa, pela conquista do primeiro lugar no 17º Concurso Nacional Literário Mário Quintana, na categoria Conto.

Claudmar Gonçalves Costa é paraguaçuense, Engenheiro Civil, Professor de Matemática e Diretor de Teatro. Filho de Claudionor da Silva Costa e Marli Gonçalves Costa.

Tem uma relação estreita com a arte e a cultura desde muito cedo. Costuma dizer que existe nele uma inquietude artística: “a arte acontece quando ela não cabe na gente, transborda, ai ela inunda tudo: casa, relacionamentos, redes sociais, vida e até a engenharia. E vice-versa, a arte aproveita tudo do seu cognitivo, suas vivências e seus conhecimentos e toma para ela”.

Morando há 12 anos em São Paulo, ainda faz espetáculos na Estância Turística de Paraguaçu Paulista, há pelos 20 anos. Fez teatro na faculdade, com o renomado Grupo Gruta de llha Solteira do Diretor Luciano Ennes, que tem o título de Capital Cultural do Estado.

Aí nunca mais parou. Dirigiu espetáculos nas escolas onde deu aulas de matemática por 10 anos, Anglo de Piraju, Anglo de Paraguaçu, Anglo de Assis e o Colégio Objetivo de Paraguaçu, onde ainda anualmente faz o famoso “Sarau”, espetáculo que conta com a participação de aproximadamente 150 alunos em palco.

Em 2016 Claudmar foi convidado pelo então diretor de Esportes do Município para, com a professora de educação física e coreografa Regiane Teixeira, montar a coreografia principal da passagem da Tocha Olímpica (Olimpíadas Rio 2016) na praça central da cidade, local onde a tocha ficaria parada por quinze minutos. Foi um sucesso.

Nessa sua doação à arte e à cultura, Claudmar se inscreveu e participou em 2021 de um concurso literário com o conto “Réquiem Solitário na Sala de Jantar”, o qual foi classificado em 1º lugar na categoria “Contos”, entre 753 inscritos. A sua produção vai integrar uma antologia publicada pelos organizadores do concurso.

O Concurso Literário é promovido pelo Sintrajufe - RS (Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União no Rio Grande do Sul), e tem por objetivo despertar talentos literários, promover a literatura e homenagear Mario Quintana, poeta que, em sua lírica, cantou a cidade de Porto Alegre, as pessoas e os sonhos.

Realizado neste ano na forma virtual em razão da pandemia, a temática do concurso foi livre e composta por duas modalidades: Regional, para autores e autoras residentes e domiciliados no Rio Grande do Sul; e Nacional, para os residentes em outros estados ou brasileiros e brasileiras domiciliados no exterior. Cada modalidade foi composta por três categorias: conto, crônica e poesia.

A cerimônia de premiação aconteceu no Rio Grande do Sul, de forma online, e os ganhadores receberão o prêmio por meio do serviço postal. Além do merecido troféu, Claudmar também receberá dez exemplares da antologia a ser publicada, da qual fará parte o seu premiado conto.

Apesar de não possuir nenhum livro publicado até o momento, Claudmar pretende, num futuro próximo, reunir seus escritos para publicação.

“Dessa forma, por todo o exposto, apresentamos esta Moção de Congratulações como forma de reconhecimento desta Casa Legislativa e da população paraguaçuense ao talento desse nosso querido conterrâneo e incentivador da arte e da cultura”, destacou o autor Júnior Baptista.

16.11.21 Clau

Foto: Radiativa FM