Na Sessão Ordinária de quarta-feira (3), a Câmara de Vereadores aprovou Redação Final a projeto de lei de autoria do presidente da Casa, vereador Junior Baptista, que institui o Circuito Paraguaçuense de Ciclorrotas no município de Paraguaçu Paulista, que tem por finalidade, dentre outras:

I - Fortalecer e incentivar o Cicloturismo no município;
II - Identificar rotas, trilhas e circuitos voltados ao ciclismo na cidade;
Ill - Incentivar a promoção de eventos de cunho esportivo, cultural e turístico, alusivos ao ciclismo;
IV - Incentivar o uso de bicicleta em todas as modalidades, inclusive como importante meio de transporte, e a conscientização quanto ao seu uso enquanto instrumento de qualidade de vida, lazer e saúde;
V - Diversificar a economia local e incrementar o mercado, propiciando a geração de empregos;
VI - Conscientizar a população sobre a necessidade de proteção do meio ambiente, ressaltando as paisagens e as belezas naturais de nossa cidade;
VII - Incentivar a instalação de bicicletários.

O ciclismo é uma modalidade de esporte em alta, sobretudo nesta pandemia. Ele une as pessoas, a família e promove a amizade. É uma atividade que está crescendo consideravelmente em nossa cidade, atraindo diariamente muitos adeptos de todas as idades, em qualquer nível de condicionamento físico, tendo em vista que proporciona quase impacto zero aos seus praticantes, do ponto de vista de lesões articulares e musculares, possuindo fortes benefícios cardiorrespiratórios.

Esse interesse pelo ciclismo aquece o comércio local, surgindo novos empreendedores e investimentos neste seguimento e consequentemente o desenvolvimento econômico de nossa cidade. O Cicloturismo é uma modalidade de turismo realizada com bicicleta onde você interage com o meio ambiente. Além de ser uma atividade econômica, é um dos meios que proporciona muitos benefícios para a saúde e bem-estar das pessoas, despertando o senso de conservação do meio em que vivemos.

“A nossa Estância Turística está repleta de belezas naturais. É possível apreciar rios, lagos, cachoeiras, estradas encantadoras e todo o tipo de diversidade natural, rural e urbana. Como exemplo, temos ciclistas de outros municípios que vem aqui somente para fazer o circuito da Bunka, famoso pelas suas belezas naturais e altimetria diferenciada, um oásis em meio a nossa região canavieira”, destacou o autor Junior Baptista.

03.11.21 Junior