Na Sessão Ordinária de quarta-feira, 8 de setembro, a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria da vereadora Vilma Bertho – com assinatura de apoio dos vereadores Daniel Faustino, Fábio Santos, Juninho Peg Pag Lima, Junior Baptista, Marcelo Gregorio, Prof. Derly, Prof. Rodrigo Andrade, Ricardo Rio e Vanes Generoso —, que manifesta pesar pelo falecimento do repórter e fotógrafo João Luiz Donizete da Silva, ocorrido no dia 28 de junho de 2021.

João era popularmente conhecido como Boa Gente, funcionário de muitos anos da Prefeitura e da Sra. Aparecida Honorfa de Souza Silva, sendo um dos irmãos mais velhos de uma família numerosa de 10 irmãos, nascido em Paraguaçu Paulista no dia 15/01/1972.

Era formado em quatro cursos técnicos: Turismo, Administração Rural, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. E seu grande sonho era a formação em Direito. Após o falecimento de seus pais teve como responsabilidade a tutela dos irmãos, missão que assumiu com grande louvor e dignidade mantendo a união e o companheirismo entre os irmãos.

Seu primeiro emprego foi na Câmara Municipal quando tinha 17 anos, trabalhando com o Presidente da Câmara, o professor Adauto Elias Moreira e o saudoso Sodinha. Também teve a oportunidade de trabalhar em duas empresas de materiais de construção.

Trabalhou também no Jornal Folha da Estância, na coordenação do Sr. Augusto Reis e a Sra Marsy Pacheco, onde teve uma aprendizagem da rotina da empresa jornalística. No início de 2005 foi contratado pela empresa Jornal A Semana para trabalhar na parte comercial, vender anúncios, assinaturas e fazer cobrança, mas logo começou a dar palpites nas matérias e os palpites davam certo.

A primeira matéria do João no A Semana foi em parceria com Katia Euzébio, quando estourou a barragem do Grande Lago. Ele, com uma máquina fotográfica, foi responsável por uma das mais fantásticas coberturas do jornal e logo em seguida fez a matéria da recuperação do Grande Lago. Muitas reportagens do Jornal A Semana, feitas por ele, se tornaram sucesso em revistas da região e até no jornal do Sesi.

João também era um esportista nato. Participou por várias vezes do torneio de futsal organizado pela Igreja Quadrangular de Paraguaçu Paulista. Era um torneio famoso e lá estava o João a frente, comandando a sua equipe da Igreja Presbiteriana Independente, que atualmente é coordenada pelo Pastor Hélio Osmar Fernandes.

Já o ciclismo começou na vida do João em bate papos para se fazer um esporte alternativo para evitar lesões no joelho, já que o futebol estava se tornando um pouco pesado. Mas João queria voos mais altos e fundou o grupo de pedal “Cachorro Louco” com os amigos Clebinho, Lucas, Conde, Pedrinho, Ronaldo e seu filho João Victor e vários outros amantes deste esporte. João era o grande líder do grupo. Com seu jeito agregador, sempre procurando incentivar os amigos. No meio do pedal dos outros grupos, João era muito querido por todos.

Em 2020, o Partido Verde realizou a filiação do João e com grande compromisso com o partido aceitou a sua candidatura para vereador. Recebeu o apoio de inúmeros amigos e, se eleito, acreditava que poderia contribuir muitos com o nosso Legislativo e no Executivo de nossa cidade.

“Infelizmente João se foi, ficaram as lembranças maravilhosas com cada um dos paraguaçuenses… todos têm, pelo menos uma passagem para contar do João. Ele estará sempre presente, pois povoará nossas lembranças com muita saudade”, disse a vereadora Vilma.

08.09.21 Joao

08.09.21 Joao2