O IBGE já trabalha intensamente em todo o Brasil para a realização do Censo Demográfico 2020. Todas as 27 Unidades Estaduais do IBGE já registram avanços importantes nas Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo (REPACs) junto a governadores, prefeitos, Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais, além de Guardas, Brigadas, Polícias Militares e outras instâncias públicas.

Também há compromissos firmados com autoridades executivas, legislativas e jurídicas, instituições privadas, como a imprensa, e outros representantes da sociedade civil, como a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O objetivo dos esforços dos servidores do IBGE é alcançar a maior rede de colaboração possível visando garantir mais uma operação censitária com ótimas cobertura, mensuração e qualidade, em todas as dimensões - territoriais e técnicas.

Em Paraguaçu Paulista, a equipe local do IBGE esteve na Câmara Municipal no último dia 20 de fevereiro, e obteve total apoio do Presidente Serginho, para colaboração no que for necessário.

A coleta de dados será realizada entre agosto e outubro de 2020. Serão visitados todos os domicílios do país e qualquer morador capaz de fornecer as respostas às perguntas do questionário pode responder ao recenseador pelos demais moradores daquele domicílio. A equipe do IGBE pede gentilmente que todos abram as portas de suas casas para receber os recenseadores.

Para os que tem interesse em trabalhar no Censo como recenseadores, ACM (Agente Censitário Municipal) ou ACS (Agente Censitário Supervisor), as inscrições serão abertas no dia 02/03 e as provas realizadas em 17/05. Para mais informações, os interessados devem acessar o portal: censo2020.ibge.gov.br