Na Sessão Ordinária de segunda-feira, 2 de dezembro, a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do Presidente Serginho, que parabeniza o professor José Nunes da Silva Filho pelo trabalho desenvolvido com os esportes da mente.

José Nunes tem um extenso currículo, com ampla formação acadêmica e titulação, formação complementar, projetos de pesquisa e prêmios e títulos recebidos. Muito dedicado concluiu o Mestrado em Ciências do Exercício e do Esporte (UERJ - 2016) como aluno bolsista do CNPq. Cursou Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínico-Institucional (ESAB - 2011), Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício e Prescrição do Exercício (UGF - 2013) e a Pós-Graduação em Educação Ambiental Urbana (ESAB – 2018).

Tendo as Graduações em Licenciatura Plena em Pedagogia (ISEAP - 2015) e Educação Física (ESEFAP - 2009), recebendo o “Mérito Acadêmico” com o Título de Melhor Desempenho da 37ª Turma de Educação Física.

Atuando como Professor Palestrante no Ciclo do Conhecimento do CREF4/SP (2016 – atual), Professor no Ensino Superior – graduação, nas Faculdades Gammon (2017 – atual), Professor no Ensino Superior – Pós-Graduação Lato Sensu - nas Faculdades: a) FASIPE/MT e UNIMAR/SP (2014) e Professor na Educação Básica no município de Paraguaçu Paulista – SP (2016 – atual).

No âmbito pedagógico tem experiência em Educação Física escolar; e no uso do Jogo de Damas como conteúdo transdisciplinar na formação do aluno. Já no âmbito de desempenho físico, tem experiência com o Treinamento Resistido na Saúde, na doença e na estética e; com Avaliação e Prescrição de exercícios para correção de desvios posturais.

Orientou 5 trabalhos de Pós-Graduação Lato-Sensu e 2 trabalho de Graduação. Participou de 6 bancas de Trabalho de Conclusão de Curso (graduação), sendo proprietário da Fanpage "Professor José Nunes" & "Exercício Físico com Saúde".

Tem 34 artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais (Brasil, Argentina, Cuba e Japão). “Assim, como forma de reconhecer a determinação e o trabalho desenvolvido com os esportes da mente, especialmente o xadrez, é que apresentamos esta Moção”, disse o Presidente da Câmara.