A Câmara de Vereadores, em Sessão Ordinária realizada na segunda-feira, 2 de dezembro, aprovou moção de autoria da vereadora Neide Teodoro, que parabeniza o psicólogo Iris Vieira da Silva, pelo desenvolvimento do Projeto de Bem com a Vida, cujo intuito é a prevenção ao suicídio.

Iris iniciou seu trabalho como psicólogo na Santa Casa de Misericórdia de nossa cidade no ano de 2006, e desde então é um colaborador no Hospital de Caridade, prestando atendimento às pessoas que se encontram acamadas, pessoas com crises depressivas, confortando familiares nos momentos de perdas de entes queridos e principalmente no atendimento das tentativas de suicídio, uma vez que o Pronto Socorro é a porta de entrada.

Preocupado com o grande número de casos de tentativas de suicídio, crises depressivas, sentiu a necessidade de ajudar pessoas também fora de seu âmbito de trabalho e consultório. Juntou-se a um grupo de pessoas também engajadas nessas causas e nasceu o Projeto de Bem com a Vida, cujo início se deu em 2015, com um projeto-piloto desenvolvido na EE Diva Figueiredo da Silveira “Cene”, cujo objetivo era ajudar o maior número de pessoas, seja através de palestras, seja em atendimentos voluntários.

Em 2017 o projeto expandiu, contando com a participação de pessoas voluntárias de vários segmentos sociais e envolvendo o Departamento de Educação, Saúde, CAPS, Santa Casa, Assistência Social e um grande trabalho pela frente para a diminuição dos casos que até então, os dados eram alarmantes.

Com o projeto foi dado início a um trabalho em rede de serviços municipais e públicos em geral, de forma que todos estejam conectados, em reuniões, em grupos de redes sociais, realizando palestras, estando sempre em contato para que os casos fossem prontamente atendidos pelo serviço de psicologia no pronto atendimento da Santa Casa e ou no CAPS.

Os casos que surgiam no dia a dia escolar eram avaliados pela psicóloga do Departamento de Educação e encaminhados ao CAPS e ou para o serviço de Psicologia Santa Casa, em casos de emergência. Nos casos em que havia recusa no atendimento ou falta de dados, era solicitado a um agente de saúde para ir até a residência do paciente.

Iris realizou palestras em todas as unidades escolares da rede municipal, com alunos a partir do 6º ao 9º ano; nas escolas particulares com alunos até o 3º colegial; nas escolas estaduais com todos os alunos; no Projeto CARA; nas Usinas, etc. Participou dos HTPC com os Orientadores Pedagógicos e Professores da Educação Municipal, onde salientou que o avanço só ocorreu por que esses 75 profissionais estiveram em permanente contato com os jovens e adolescentes.

Durante os trabalhos realizados no período de 2017 até maio de 2019, que é de quando temos os últimos registros, houve uma diminuição significativa no número de tentativas graves e um aumento no encaminhamento de ideações suicidas e automutilações.

Iris atribuiu esse avanço justamente ao trabalho realizado em rede, que proporcionou um atendimento muito rápido às ideações, pois uma vez atendido o paciente, o risco de uma tentativa diminui e com as palestras nas escolas, diminuíram os índices de automutilação e bullyng.

“Assim, como forma de reconhecimento pelo excelente trabalho que vem realizando a frente do Projeto de Bem com a Vida, prevenção ao Suicídio, salvando vidas, de forma voluntária, é que apresentamos essa moção”, disse a vereadora Neide.

02.12.19 Iris