Reunida em Sessão Ordinária na segunda-feira (2), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador Paraná do Sindicato, que parabeniza o senhor Capitulino Luiz de Santana, o cidadão mais assíduo às Sessões Plenárias e eventos da Câmara Municipal desde 2013.

Capitulino Luiz de Santana, carinhosamente conhecido como “Senhor Capitu”, é sergipano, nascido em 1943 em Carira, cidade distante cerca de 110 km da capital Aracaju. Em 1953, quando contava com quase 10 anos de idade, sua família migrou para a região de Paraguaçu Paulista, pois o pai havia adquirido um sítio que ficava localizado na gleba da antiga Fazenda Bunka.

Sempre trabalhou e auxiliou a família na propriedade rural até que, em 1970, adquiriu um caminhão e ganhou as estradas do Brasil. Exerceu a profissão de motorista de caminhão por longos 36 anos, levando suas cargas para vários locais do país. Enfrentou difíceis viagens a lugares inóspitos para a época, como Porto Velho em Rondônia e Santarém no Pará, cujas estradas não eram asfaltadas, fazendo com que essas viagens chegassem a durar 45 dias.

Nas folgas de suas viagens, sempre retornava para o lar da família e dessa forma foi conhecendo mais de perto aquela que viria a ser sua esposa, a senhora Doralice Paturi de Santana, com a qual casou-se no ano de 1974. A senhora Doralice é natural da cidade de Iepê (SP), e também residia em uma propriedade rural na Bunka na época que conheceu o senhor Capitu.

O senhor Capitu aposentou-se aos 52 anos e passou a dedicar sua vida à família de forma mais efetiva. Sempre atento aos acontecimentos do país e principalmente da nossa cidade, o senhor Capitu começou a frequentar e a se interessar pelas sessões da Câmara no início da gestão passada, em 2013.

Dessa época para cá, passou a ser assíduo, se fazendo presente não só nas sessões plenárias mas também em eventos realizados pela Câmara Municipal. Gosta muito de acompanhar os trabalhos dos Vereadores, principalmente dos debates nas sessões, pois acha importante estar inteirado e sabendo o que se passa no município, até mesmo para que possa opinar sobre assuntos que envolvem a população e levar informações e esclarecer dúvidas de cidadãos desinformados.

Se lembra que já deparou com situação em que pessoas achavam que o Vereador em nossa cidade ganhava um subsídio muito além da realidade. Em razão de acompanhar os trabalhos da Câmara, soube explicar e esclarecer o assunto.

Exercendo sua cidadania, o senhor Capitu sempre estimula as pessoas conhecidas e parentes a participarem mais efetivamente das sessões, para que também fiquem inteirados quanto aos assuntos e decisões que envolvem a comunidade, evitando desinformação e mal-entendidos.

“O Senhor Capitulino é um exemplo de cidadão preocupado com sua comunidade. Além de prestigiar e acompanhar os trabalhos legislativos, também se faz um multiplicador das informações e decisões tomadas pelos representantes da população, evitando equívocos justamente na atualidade, onde reinam as chamadas fake news nas redes sociais e no mundo virtual”, destacou Paraná.

02.12.19 Sr.Capitu e esposa