Na Sessão Ordinária de segunda-feira, 4 de novembro, a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria da vereadora Neide Teodoro, que parabeniza a aluna Dayane do Carmo Batista e sua professora Vanessa Souza Cunha, pela conquista da medalha de bronze na Olimpíada de Língua Portuguesa, um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, de iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.

O tema foi trabalhado pela professora com todos os alunos do 9º ano e foi pedido que escrevessem sobre pontos de Paraguaçu que refletissem sua essência como moradores da cidade. A aluna Dayane escreveu sua crônica inspirada na grafitagem feita no bairro Lina Leuzzi, onde reside, intitulada “Grafitagem das Vovós”.

A professora Vanessa, além de trabalhar os conteúdos específicos de seu componente curricular através do sistema de ensino Aprende Brasil, também realizou todas as oficinas de leitura e escrita propostas pela Olimpíada em sala de aula com todos os alunos das turmas participantes.

Respeitando todas as etapas, no dia 14 de agosto, a Comissão Julgadora Escolar analisou todos os textos produzidos e na categoria crônica, avaliou e selecionou o texto “A Grafitagem das Vovós”, para representar nossa escola. No dia 19 de agosto, o texto foi enviado ao Departamento de Educação, para a Comissão Julgadora Municipal e no dia 9 de setembro o texto foi novamente selecionado, dessa vez como o melhor do município na categoria “crônica”. Dayane foi para a fase regional, um feito inédito na história de sua vida e para o município de Paraguaçu Paulista. No dia 10 de outubro veio a notícia de que ela era semifinalista da Olimpíada.

Dayane tem 14 anos, é filha de José Carlos Batista (in memoriam) e Sandra do Carmo; aluna regularmente matriculada no 9º ano na EMEF Cléia Caçapava Silva, escola tradicional de nossa cidade, cuja direção está a professora Sâmia Guerino, tendo como assistente de direção a professora Vera Lúcia Rocca e coordenadora pedagógica a professora Marla Cecília Gil de Oliveira Enir.

Dayane ficou entre as 9 escolhidas das 4.686 crônicas inscritas em todo Estado de São Paulo e entre as 125 melhores do Brasil. Professora e aluna viajaram para São Paulo no último dia 22 de outubro para participar de encontros presenciais da etapa da semifinal e representar o Estado de São Paulo, e levar o nome de Paraguaçu Paulista à competição. Foram 3 dias de oficinas de formação, palestras e passeios culturais com o objetivo de ampliar o repertório, além das habilidades de leitura e escrita.

De acordo com MEC, esse foi o sexto ano de edição da Olimpíada, e contou com a participação de mais de 171 mil inscrições de todos os Estados e mais de 40 mil escolas inscritas. Os trabalhos inscritos foram divididos em cinco categorias de acordo com as séries: Poemas, Memórias Literárias, Crônicas, Documentário e Artigo de Opinião.

“A aluna Dayane do Carmo Batista e sua professora Vanessa de Souza Cunha trouxeram a Paraguaçu Paulista a significativa medalha de bronze, além de reconhecimento nacional. Assim, como forma de reconhecimento pela conquista da medalha obtida por Dayane, com apoio incondicional de sua professora Vanessa, é que apresentamos essa Moção”, disse a vereadora Neide.

04.11.19 Dayane e professora