Reunida em Sessão Ordinária na segunda-feira, 21 de outubro, a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador Junior Baptista, que manifesta pesar pelo falecimento do professor Ivanaldo Oliveira dos Santos Filho, ocorrido no último dia 11 de outubro.

Ivanaldo possuía graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999), Especialização em Metafísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade de São Paulo (2011), pós-doutorado em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016) e pós-doutorado em Filosofia do Direito pelo UNIVEM (2019).

Era professor adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Tinha experiência na área de Estudos da Linguagem, Linguística, Ensino e Educação, com ênfase em Filosofia da Linguagem, Filosofia Analítica e Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: Wittgenstein, jogos de linguagem, filosofia analítica, Foucault, leitura, dialética, Platão, Nietzsche, Tomás de Aquino, (neo)tornismo, filosofia contemporânea, análise cultural, ética, direitos humanos e direitos fundamentais.

Era líder do Grupo de Estudos do Discurso (GRED) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, membro do GT Filosofia da Linguagem da ANPOF, sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica (SBFA); era professor auxiliar do Mestrado na UNIVEM em Marília, ministrando aulas para inúmeros alunos oriundos de Paraguaçu Paulista.

O professor Ivanaldo Santos, era conselheiro do Instituto Jacques Mariitain do Brasil e, infelizmente no último dia 11 de outubro, aproximadamente às 20h, faleceu em trágico acidente automobilístico próximo à capital Natal do seu Estado do Rio Grande do Norte.

Ivanaldo Santos deixa a esposa e dois filhos menores, sendo um deles com o mesmo nome do pai e do avô, seguindo tradição de muitas famílias brasileiras.

“O professor Ivanaldo Santos foi um testemunho vivo na vida acadêmica e na vida cultural da sociedade como um todo por divulgar os valores metafísicos e de filosofia política da filosofia humanista e cristã de Jacques Maritaos e que certamente deixará muitos frutos, sobretudo entre a juventude universitária que com ele conviveu”, disse o autor da moção.