O Outubro Rosa é o mês de conscientização e combate do câncer de mama. O movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.

O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas, e instituições públicas. Iniciado na década de 90, nos Estados Unidos, vários Estados tinham ações isoladas de realizações de mamografia e de detecção do câncer de mama no mês de outubro.

No ano de 2008, o Outubro Rosa chegou ao Brasil por iniciativa da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama). O movimento prevê ações durante todo o mês em várias cidades do País.

Informações da Associação Paraguaçuense de Combate ao Câncer apontam que é bastante elevado o número de mulheres que buscam atendimento no Hospital do Câncer Amaral Carvalho, na cidade de Jaú. Esse fato é potencializado pelo agravante da não realização dos exames preventivos da mama, os quais são fundamentais para o diagnóstico precoce da doença.

Assim, em nossa cidade, a Prefeitura Municipal e o Departamento de Saúde marcam este mês com várias ações visando à conscientização, para que o maior número de mulheres paraguaçuenses se conscientizem da importância de se cuidar e realizar o autoexame.

A Câmara de Vereadores apoia esta relevante iniciativa e, por iniciativa do Presidente Serginho, colocou anúncios em prol da campanha na TV da entrada da Casa de Leis, para conscientização dos cidadãos que frequentam a Câmara.