Na Sessão Ordinária de segunda-feira, 7 de outubro, a convite do Presidente Serginho, participou da Tribuna Livre a Sra. Silvia Salomão, coordenadora do Projeto CARA de Paraguaçu Paulista. Em sua participação na Tribuna, Silvia falou sobre o projeto e quais atividades desenvolve em nosso município.

O Projeto CARA (Construindo Ações Reais para Adolescentes) foi criado pelo Departamento Municipal de Assistência Social em novembro de 2003. Em janeiro do ano seguinte, foi colocado em prática, sob a coordenação de Silvia Helena Salomão. Já em 2006, por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, o C.M.D.C.A. (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) e Sociedade de Proteção aos Menores de Paraguaçu Paulista (Lar do Menor), o projeto começou a sociabilizar e qualificar os jovens da comunidade paraguaçuense para o mercado de trabalho.

O CARA atende jovens de 14 a 18 anos e tem o intuito de nortear o desenvolvimento de jovens carentes na construção da cidadania em todos os aspectos, trabalhando com mudanças comportamentais, defasagem escolar e qualificação para o trabalho. Todas as propostas do projeto estão direcionadas a situações de carência, sejam financeiras, afetivas, emocionais, sociais e falta de oportunidades de crescimento, fatores que afetam estes jovens.

A coordenadora do CARA explicou que o projeto tem a nobre missão de diminuir o número de jovens que não tem perspectiva nenhuma de vida, oferecendo-lhes uma possibilidade de construir um futuro promissor, resgatando o amor-próprio e a autoestima, para que assim possam ter melhores condições de vida.

Na vida do jovem, o trabalho ganha relevância como o primeiro processo de inserção formal no mundo adulto e esse delicado momento de transformação precisa ser visto como algo muito além da formação de mão de obra produtiva. É, sobretudo, um processo de educação e aprendizado para o convívio social.

Ao final, Silvia mostrou aos presentes fotos de várias palestras que vem sendo desenvolvidas junto aos integrantes do CARA, tratando temas de grande importância, como: uso de drogas, relacionamentos abusivos, empreendedorismo, cidadania, prevenção ao suicídio, entre outros. O Projeto CARA fica localizado na Rua Manoel Antônio de Souza e seu telefone para contato é o 3361-2583.

07.10.19 Silvia e vereadores