A Câmara de Vereadores, em Sessão Ordinária realizada na segunda-feira (7), aprovou moção de autoria da vereadora Neide Teodoro, que enaltece o Centenário da Banda de Música de Paraguaçu Paulista, hoje intitulada Lyra Roque Soares de Almeida, representada pelo Maestro Cícero Siqueira.

Segundo dados colhidos através de fotografias de Conceição de Monte Alegre, primeiro núcleo populacional e atual distrito do município, mostram a presença da Banda desde o ano de 1919 e transferindo-se para a cidade quando instalou-se a Comarca de Paraguaçu Paulista em 1925. O primeiro registro de jornal da Biblioteca Pública é de 1928. Por volta de outubro de 1928, foi apresentado o Maestro Oscar de Almeida Capella para a reorganização da banda.

No decorrer dos anos há um intenso movimento de maestros chegando e saindo, passando inclusive por períodos de total paralisação e de retomadas, algumas breves, outras um pouco mais longas.

Em meados de 1950 a banda foi assumida pelo competente musicista Roque Soares de Almeida, que já vinha realizando vários ensaios com os músicos que a integravam. O Maestro Roque significou o apogeu da Banda de Música de Paraguaçu, por ser um músico competente, compositor inspirado, grande conhecedor de harmonia e composição.

Depois de um período sem atividade a banda retornou sob a responsabilidade do músico Lourimar Aparecido Pereira, sendo que em sua época recebeu o nome de Lyra Maestro Roque Sores de Almeida em cerimônia contando com a presença do Maestro, que ainda tocava clarineta na corporação.

A partir de 1987, as sucessivas administrações municipais vêm dedicando à Banda um apoio constante, o que possibilitou o aparecimento de uma Escola de Música ligada à Banda e que vem promovendo a musicalização e a alfabetização musical e o ensino de instrumentos de sopro e percussão a um grande número de jovens, o que tem resultado na manutenção de um grupo musical de boa qualidade, sob a direção e coordenação do Maestro Cícero Siqueira, organizador da escola.

O Maestro Cícero é filho dos professores Célio e Aydée, figuras marcantes na área da educação de nossa cidade; Cícero cursou a Universidade Federal do Rio de Janeiro, com Graduação em Música, autor do Livro Notas Musicais, que relata a história da música em Paraguaçu Paulista e região no período de 1928 a 1978, a partir dos registros feitos nos jornais em circulação na época.

Importante ressaltar que nossa cidade participou de todas as edições do Festival de Música de Ourinhos/SP e segundo o Maestro, em uma entrevista em junho de 2014, ressaltou que sempre voltam desse evento com mais conhecimento e qualidade musical e que é satisfatório saber que várias administrações passaram pelo município e todos os governantes consideraram importante a manutenção da Lyra.

“Nós paraguaçuenses nos sentimos orgulhosos por termos a Lyra em nossa cidade e apresentamos essa moção como forma de reconhecer os 100 anos de dedicação ao trabalho desenvolvido por esses brilhantes músicos”, ressaltou a vereadora Neide.

Atualmente, a escola de música está funcionando em sede própria, na Rua Sebastião Rodrigues Nogueira, 141, Vila Murilo Macedo, telefone (18) 3362-1361, devidamente equipada. A escola conta com 2 funcionários e 12 músicos instrutores, que atualmente atendem 156 alunos de musicalização, teoria musical, flauta doce, percussão, bateria, trompete, trombone, bombardino, tuba, saxofone, clarineta, violão, guitarra e contrabaixo.

07.10.19 Lyra