Reunida em Sessão Ordinária na segunda-feira (7), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria da vereadora Neide Teodoro, que parabeniza a senhora Francelina Gonçalves Matheus, pelos 31 anos de trabalho voluntário prestados às pessoas acometidas pelo câncer em nossa cidade, estando à frente da Associação Paraguaçuense de Combate ao Câncer desde sua fundação.

Francelina é viúva, professora aposentada e mãe de Michele e André. Iniciou seu trabalho como voluntária na antiga e extinta Rede Feminina de Combate ao Câncer, no ano de 1988. Na época não tinham sede própria, reuniam-se nas casas das voluntárias e o principal objetivo da rede era arrecadar verbas para enviar ao Hospital Antônio Prudente, em São Paulo.

No ano de 1995 foi fundada a Associação Paraguaçuense de Combate ao Câncer, sendo Francelina a primeira Presidente da Associação. Francelina conhece na pele o sofrimento de uma pessoa com câncer, pois já foi vítima da doença, e conseguiu se curar rapidamente graças aos exames que realiza regularmente. Teve um tumor muito pequeno na mama, que só com uma cirurgia e radioterapia já resolveu. Não teve mutilação e não precisou passar pela quimioterapia. Segundo ela, esse quadro só foi possível por ter o hábito de realizar anualmente a mamografia e constantemente o autoexame da mama.

Sabe que as pessoas que procuram ajuda já estão fragilizadas pela doença e o primeiro contato entre o paciente e a plantonista da entidade tem que ser um atendimento humanizado, de amor, de carinho, de forma que a pessoa se sinta acolhida, amparada.

Assim, a Presidente não mede esforços em busca de melhores condições de atendimento, em promover ações que possam arrecadar fundos para a entidade, em buscar novos associados, em manter a qualidade no atendimento e acolhimento. O grande sonho de Francelina é a construção de uma nova sede para a entidade, para melhorar o atendimento às pessoas, com salas amplas e espaço adequado para expor e vender o artesanato confeccionados pelas voluntárias.

“A história de voluntariado da senhora Francelina e da Associação se fundem, tamanha é a sua dedicação e amor pela entidade. Ela é um exemplo de vida, superação, altruísmo e amor ao próximo”, destacou a vereadora Neide Teodoro.