Na Sessão Ordinária de segunda-feira, 7 de outubro, a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria da vereadora Neide Teodoro, que parabeniza a Associação Paraguaçuense de Combate ao Câncer pelos 24 anos de prestação de serviços à comunidade paraguaçuense.

No dia 08 de março de 1995, nascia a Associação Paraguaçuense de Combate ao Câncer - APCC, uma associação filantrópica, com objetivo de oferecer trabalho voluntário para melhoria da qualidade de vida dos pacientes portadores de câncer. A entidade conta atualmente com 27 voluntários em seu quadro.

No início eram só mulheres, mas hoje a Associação tem em seu quadro de voluntários homens e mulheres, que sem salários, trabalham incansavelmente em plantões de atendimento, visitas, palestras, campanhas de prevenção e atividades de artesanato.

O carro-chefe da entidade são as contribuições dos sócios voluntários, que atualmente conta com a colaboração de quase 1.200 pessoas. São colaboradores que pagam um carnê no valor de, no mínimo, 5 reais mensais. A entidade também vive da subvenção municipal e promove eventos para arrecadar recursos para a manutenção das atividades.

No ano de 2018, a entidade forneceu para os pacientes cadastrados: atendimento a 358 receitas médicas; 977 vales quitanda; 352 pacotes de fraldas geriátricas; 67 cestas básicas; 89 kits de higiene; 914 complementos alimentares; 407 caixas de leite; e 52 vales de auxílio combustível.

Durante o mês de outubro, vigora uma das maiores campanhas para sensibilização da população para o problema do câncer de mama, o Outubro Rosa, movimento internacional para detecção da doença, onde são organizadas várias ações que fortalecem a importância da prevenção, para um diagnóstico precoce.

“O trabalho da Associação é fundamental para que esta campanha cresça a cada dia, ganhe mais adeptos, envolva mais a comunidade e ganhe força nos espaços institucionais e políticos, pois é imprescindível a conscientização da prevenção tanto do câncer de mama, como também do colo do útero, de ovário, e do endométrio, doenças especificamente femininas. Esta é uma homenagem justa de reconhecimento para aqueles que não medem esforços em abraçar a causa, fazendo de suas experiências uma ponte para a conscientização da prevenção do câncer”, disse a vereadora Neide.

07.10.19 Associacao Cancer