A Câmara de Vereadores de Paraguaçu Paulista, reunida em Sessão Ordinária na segunda-feira (7), aprovou Projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Paulo Japonês, com assinatura de apoio de todos os vereadores, que concede o título de cidadão paraguaçuense ao Deputado Federal Newton Lima.
Há muitos anos, Paraguaçu sonhava com a instalação de cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Após diversas viagens a Brasília e inúmeros contatos com muitas autoridades, eis que surge uma pessoa disposta a abraçar esta nobre causa, o Deputado Federal Newton Lima. Após várias reuniões e diversos detalhes discutidos, com a enorme e vantajosa contribuição deste deputado, a instalação dos cursos agora é uma realidade.
Newton Lima nasceu em São Paulo no ano de 1953, no tradicional bairro da Lapa. Em 1971, ingressa no curso de Engenharia Química na USP. Em 1974, já dava mostras de liderança, ao se tornar membro da direção do Centro Acadêmico dos Alunos da Poli/USP. No ano de 1975, foi nomeado Coordenador do Seminário Nacional dos Estudantes de Engenharia, em Belo Horizonte (MG), precursor setorial da União Nacional dos Estudantes/UNE.
Em 1976, iniciou sua relação com a cidade de São Carlos (SP), como docente da Universidade Federal/UFSCAR, passando a dedicar sua vida ao desenvolvimento da educação e à cidade. Em 1978, torna-se Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP e, em 1985, recebe o título de Doutor pela mesma Escola.
Em 1988, foi escolhido vice-reitor da UFSCAR e, em 1992, reitor, tornando-se assim, um dos principais gestores públicos da educação no país. No ano de 1994, foi escolhido presidente da Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior/ANDIFES. Já em 1995, assume a vice-presidência do Instituto Universidade Empresa/UNIEMP. Em 1997, lidera a criação da Rede Inter-Universitária de Estudos e Pesquisas sobre trabalho/UNITRABALHO, atuando na diretoria executiva até meados de 1999.
Sua trajetória política teve início em 1998, ao aceitar o convite de Marta Suplicy para ser candidato a vice-governador do Estado de São Paulo. Já tendo vínculo muito forte com as maiores lideranças do PT, Newton Lima assume a presidência do diretório municipal do partido em São Carlos (1999-2000).
Em 2001, é eleito prefeito de São Carlos, assumindo a Prefeitura num momento delicado, com salários atrasados, a cidade abandonada e o incômodo posto de 17ª cidade mais endividada do Brasil. Reeleito em 2004 para continuar dirigindo a cidade de São Carlos, aquela incômoda situação de cidade endividada foi revertida, e a cidade passou a ser a 12ª melhor cidade do país para se viver.
Em 2009, após terminar sua gestão frente à Prefeitura de São Carlos, voltou sua atenção a sua grande paixão, a educação, sendo designado membro do Conselho de Administração da Financiadora de Estudos e Projetos/FINEP. Em 2010 decidiu candidatar-se a Deputado Federal, sendo eleito com mais de 110 mil votos pelo Partido dos Trabalhadores. Em 2012, foi honrosamente agraciado com sua indicação para assumir a presidência da principal comissão da Câmara dos Deputados, a Comissão de Educação e Cultura.
Vereador Paulo Japonês fala sobre o deputado Newton Lima