Reunida em Sessão Ordinária na segunda-feira (5), a Câmara de Vereadores de Paraguaçu Paulista aprovou, em regime de urgência especial, projeto de lei de autoria do Prefeito Municipal, Dr. Ediney Taveira Queiróz, que dispõe sobre autorização ao Poder Executivo para a permissão de uso de imóvel do município à empresa Raízen Paraguaçu S/A.
Criada em 2011 a partir da junção de negócios da Shell e Cosan, a Raízen é hoje a quinta maior empresa em faturamento e a principal fabricante de etanol de cana-de-açúcar do Brasil. Em Paraguaçu Paulista, a Raízen mantém a unidade produtora de açúcar, álcool e energia localizada no Sítio Paralcool, zona rural do município.
A unidade produtora de nossa cidade será ampliada pela Raízen, que pretende investir 200 milhões de reais na ampliação dessa unidade. Hoje, ela emprega 270 profissionais e, com as obras, serão gerados cerca de 800 empregos diretos. O prazo de duração do processo de ampliação é de aproximadamente dois anos.
Para acomodar os trabalhadores que irão atuar no processo de ampliação da unidade, a Raízen solicitou ao município a cessão de uso de um imóvel. Como encargo, a Raízen irá construir um prédio para alojamento dos trabalhadores, o qual deverá ser utilizado até dezembro de 2015. Ao final desse período, a empresa devolve o imóvel ao município com o prédio lá edificado, pronto para ser adaptado como uma creche escola.
O imóvel indicado pelo município à Raízen está localizado próximo ao Parque das Nações e ao Conjunto Habitacional da CDHU, em construção. Segundo levantamentos do Departamento Municipal de Educação, com a urbanização do Parque das Nações e a ocupação das 508 casas, a demanda potencial naquela região da cidade será de 120 crianças de 0 a 3 anos, o que justifica a construção de uma creche escola naquela região da cidade.
Vereadores aprovam Projeto do Executivo