O presidente da Câmara Municipal, vereador Rodrigo Garms, recebeu uma grata surpresa na última segunda-feira. Trata-se da escultura “Labareda”, presente doado pelo Senhor Paulo Leuzzi à Casa de Leis Paraguaçuense.

Labareda” é parte da obra do escultor brasileiro Bruno Giorgi (1905-1903). Sua primeira escultura ao ar livre, o "Monumento à Juventude", data de 1939, e está instalada no jardim do edifício do Ministério da Educação, hoje Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.

Entre 1951 e 1957, Bruno participou da I, da II e da IV Bienais de São Paulo, e recebeu em 1953 o prêmio de melhor escultor brasileiro. Participou também de duas Bienais de Veneza, em 1950 e em 1952, e residiu por algum tempo na Europa.

De volta ao Rio de Janeiro, aderiu ao uso de bronze, trabalhado pelo método da cera perdida, que lhe permitiu criar figuras delgadas e verticais, com menos massa e mais vazios. Em 1959, fundiu em bronze a obra "Guerreiros", para a praça dos Três Poderes em Brasília.

Por volta de 1965, passou do figurativismo às formas geométricas e a trabalhar em mármore branco de Carrara. A peça mais importante dessa fase é "Meteoro", que está no lago do Palácio Itamarati, em Brasília.

Em nome do Poder Legislativo, recebemos com muito carinho esta obra de arte doada pela família Leuzzi, que já presentou o município com a locomotiva Maria Fumaça, e agora entrega à Câmara esta linda obra de arte, de um dos mais renomados escultores do nosso país”, destacou Rodrigo Garms.

A obra “Labareda” está exposta no saguão de entrada do Palácio Legislativo Água Grande, para apreciação de todos os paraguaçuenses.

*Com informações do site www.pitoresco.com

Escultura Labareda de Bruno Giorgi

 Escultura "Labareda" doada pela família Leuzzi à Câmara Municipal