Reunida em Sessão Ordinária na segunda-feira (4), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador Mauro Branco, que parabeniza Alexandre Zacarias da Silva, o Xandão, pelo Encontro Nacional de Capoeira, realizado entre os dias 12 e 15 de abril em Paraguaçu Paulista.

Alexandre Zacarias da Silva é professor de capoeira, formado em Educação Física e pós graduado em Fisiologia do Exercício, com ênfase na área da saúde, além de cursar Fisioterapia, faculdade que será concluída neste ano de 2012.

Mais conhecido pelo apelido de Xandão, Alexandre nasceu em Feira de Santana, na Bahia, onde atravessou muitas dificuldades. Em São Paulo, mais precisamente na Praça da Sé, teve seu primeiro contato com a capoeira; era menino de rua, sem perspectiva de vida e estava em busca de liberdade. A capoeira lhe proporcionou uma identidade, uma família, uma direção, um foco, uma alegria antes desconhecida.

Naquela época, ser capoeirista significava remar contra a maré, lutar sem causa, guerrear com tudo e com todos ao mesmo tempo, pois existia muita discriminação aos praticantes desta arte. Mas seu trabalho árduo e honesto tornou a capoeira um esporte respeitado em nossa cidade, livrando o mesmo do estigma de ser considerado esporte de malandro, inclusive obtendo reconhecimento estadual.

"Xandão é um símbolo da capoeira angola, que busca a arte de viver bem, de fazer o pouco ser muito. Tem ainda a capacidade de adesão, de abranger, de agrupar pessoas que acreditam em um denominador comum", enfatizou Mauro Branco.

Atualmente, além de ensinar capoeira angola em Paraguaçu Paulista, Xandão foi convidado para dar aulas em todo o país e até em países do exterior, como Itália e Israel. O convite surgiu através de uma comissão de mestres que o indicou como o melhor representante da arte no Estado de São Paulo.

Assim, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Contra Mestre Xandão, foi realizado de 12 a 15 de abril o Encontro Nacional de Capoeira Angola, em nossa cidade, com o apoio da Prefeitura Municipal, através do Prefeito Dr. Ediney Taveira Queiróz e do diretor do Departamento Municipal de Cultura, professor Reginaldo Galhardo, que não mediram esforços em prol da divulgação desse evento, que aconteceu na escola de Capoeira “Angoleiros do Sertão”.

O encontro, que vem tornando-se tradição no Estado de São Paulo, proporcionou uma grande troca de experiência entre os praticantes da capoeira, e foi abrilhantado com a presença dos dois maiores mestres do Brasil: o Mestre Cláudio, de Feira de Santana, que tem feito um trabalho de divulgação da capoeira angola em todo o mundo, e do Mestre Lito, do Paraná.

Mauro Branco parabeniza o Mestre Xandão

Vereador Mauro Branco parabeniza o Mestre Xandão