A Câmara de Vereadores de Paraguaçu Paulista realiza no dia 14 de junho a 5ª edição do Prêmio “Dr. Luís Fernando Rocha”, que contempla com o "Troféu Amigos do Meio Ambiente" as ações de preservação ambiental de maior destaque em nosso município no ano de 2012.O projeto que originou esta premiação é de autoria da vereadora Almira Ribas Garms.

Os contemplados foram referendados pela Comissão de Avaliação e Julgamento de Homenagens da Câmara, formada pelos vereadores João Rio (presidente); Almira Ribas Garms, Edivaldo do Lar, Nilson Carlos Itelvino e Paulo Japonês. Para esta edição do Prêmio, a Comissão optou por eliminar as categorias, premiando assim os 7 Amigos do Meio Ambiente de 2012.

Conheça os vencedores da premiação do Legislativo Paraguaçuense:

ANTONIO DOS SANTOS E VILMA CARVALHO DOS SANTOS

Um terreno no final da Rua Ademar de Barros, próximo ao número 954, era ponto de lixo e entulhos, sendo grande parte desses detritos trazida pela força das enxurradas. O local era feio e abandonado, além de servir como ponto para usuários de droga. Porém, após a rua receber o asfalto, as coisas mudaram. O casal Antonio e Vilma decidiu cuidar do local, plantando árvores, flores e plantas ornamentais; também colocaram mesinhas e bancos e até um quiosque, além de duas pequenas pontes de madeira nas galerias pluviais, para conferir ao jardim um visual diferente. Como se não bastasse, como meio de preservar a grama e ao mesmo tempo permitir que as crianças do bairro pudessem brincar mais à vontade, o casal decidiu providenciar, num outro terreno próximo, um pequeno campo de futebol, que agora já conta também com o apoio dos vizinhos para sua manutenção.

Antonio e Vilma dos Santos

COOPACAM - Cooperativa Paraguaçuense de Catadores de Materiais Recicláveis

A Cooperativa Paraguaçuense de Catadores de Materiais Recicláveis – COOPACAM, fundada em agosto de 2011, é uma união de pessoas, sem fins lucrativos, que foi criada com o apoio da Prefeitura Municipal e da Incubadora de Cooperativas Populares da UNESP/Assis. A Cooperativa está instalada na Barra Funda, próxima ao Posto de Sementes, e conta com 21 cooperados, que eram catadores autônomos e que, em grupo, pretendem melhorar suas condições de vida. Atualmente, a Cooperativa está implantando a coleta seletiva em todos os bairros de Paraguaçu e acredita-se que até o meio do ano, 100% da cidade será alcançada pela coleta seletiva. Além de contribuir para a questão ambiental retirando de circulação os resíduos sólidos e possibilitando sua inclusão novamente na cadeia produtiva, a Cooperativa contribui também para a inclusão social dos catadores, ampliando suas possibilidades de trabalho e renda.

COOPACAM

GERALDO ALCKMIN

O Governador Geraldo Alckmin teve a iniciativa de promover campanha para a extinção das sacolas plásticas no Estado de São Paulo, o que atingiu e beneficiou o nosso município. Depois de um longo período trabalhando na campanha "Vamos Tirar o Planeta do Sufoco", em 3 de fevereiro de 2012 foi assinado com o Ministério Público do Estado de São Paulo, o Procon-SP e a APAS (Associação Paulista de Supermercados) um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta - TAC, para pôr fim à cultura do descarte. A medida, com força de lei, ratifica o bom senso da campanha de 18 meses em defesa do meio ambiente, que teve início na cidade de Jundiaí, em 30 de agosto de 2010. O caminho trilhado desde então nos revelou um grande aprendizado. A iniciativa do Governador do Estado de São Paulo sensibilizou a população e os comerciantes, que apoiaram o acordo, o que refletiu imediatamente em nossa Estância Turística.

Geraldo Alckmin foto Armando Lima

MARCOS ANTONIO DE SOUZA

Marcos Antônio de Souza, morador da Rua Lauro Ferreira Braga, estava descontente com o lixo depositado em frente a sua residência. Assim, decidiu que iria fazer um jardim no local, retirando toda a sujeira e plantando mudas de diversas espécies. Todos os dias, quando chega do trabalho, Marcos cuida do lugar com bastante dedicação e recursos próprios. Aos poucos, foi se animando com o resultado, e hoje conta com o apoio de seus vizinhos, que engajaram-se no propósito de manter o jardim idealizado por Marcos.

Marcos Antonio de Souza

MARIA APARECIDA AMPUDIA MEKARO

O que fazer com a sucata? Jogar fora? O destino do lixo é considerado um grave problema e a reciclagem deveria fazer parte do cotidiano de todos nós. Pensando nisso, Maria Ampudia, conhecida como Cidinha, passou a ter a preocupação com o descarte de materiais que poderiam ser matéria-prima para a produção de várias peças de artesanato. Seu objetivo nesse trabalho é reduzir o lixo e zelar pelo meio ambiente, além de mobilizar as pessoas, para que sejam agentes transformadores na construção da sustentabilidade no planeta. Cidinha aproveita garrafas pet, papelão, retalhos de E.V.A., de tecido, CD´s usados e muitos outros itens.

Maria Ampudia

ONG SALVAR

A ONG Salvar, sempre buscando melhorar a qualidade de vida de todos, por meio de ações voltadas à preservação ambiental, e em apoio à Câmara Municipal, participou do Programa "Nosso Bairro, Nosso Meio Ambiente", em conformidade com a Lei 2.332, de 14/06/2004. A ONG adotou uma das praças do Conjunto Habitacional Aldo Monteiro Paes Leme e fez inúmeras melhorias no local, como a implantação de mesa, bancos e jardinagem, tornando aquele espaço mais agradável para o convívio da população.

banco

PATRÍCIA BARBOSA FAZANO DUARTE

Patrícia é diretora do Departamento Municipal do Meio Ambiente e, devido a sua atuação, o município reconquistou o Selo "Município Verde Azul", que fortalece o planejamento ambiental e incentiva a participação da sociedade civil na agenda ambiental. O certificado de Município Verde Azul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP. Para obter o Certificado, os municípios recebem uma "nota ambiental", que avalia o seu desempenho em dez diretivas que regem o Programa Município Verde Azul. Lançado em junho de 2007, o programa tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios.

Patrícia Barbosa Fazano


A entrega do Troféu “Amigos do Meio Ambiente” aos vencedores do Prêmio “Dr. Luís Fernando Rocha” acontece dia 14 de junho, às 20h, na Câmara Municipal. Toda a população está convidada a prestigiar.

logo 5a edicao