Em Sessão Solene realizada na noite de quinta-feira, 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Paraguaçu Paulista promoveu a 4ª edição do Prêmio “Mulheres Empreendedoras". A honraria enaltece as mulheres que tenham se destacado em atividades de empreendedorismo à frente de empresas, cooperativas e associações paraguaçuenses, nas áreas da indústria, comércio e serviços. Cada vereador apresentou o nome de uma mulher merecedora da homenagem.
O prêmio foi criado em consonância com uma iniciativa do SEBRAE, que já concede premiação com o objetivo de divulgar ações empreendedoras gerenciadas por mulheres. Esta iniciativa da Câmara é importante para que se evidencie mais e mais histórias de sucesso de empreendedorismo feminino, para que estas sejam replicadas e divulgadas em Paraguaçu Paulista.
Na Sessão Solene em que essas nove representantes da força feminina receberam seus troféus, o plenário ficou totalmente lotado, com a presença de familiares e amigos das contempladas. Os vereadores da Estância Turística de Paraguaçu Paulista estiveram presentes para que cada um entregasse o Prêmio – que foi destinado às mulheres em forma de um diploma e também de um troféu simbolizando a figura feminina – a sua empreendedora.
A Mesa Principal da Solenidade foi composta pelas seguintes autoridades: Fernando Rodrigo Garms, presidente da Câmara; João Rio, vice-presidente; Edivaldo do Lar, 1º secretário; Paulo Japonês, 2º secretário; vereadora Almira Ribas Garms, única mulher nesta Legislatura; Sandra Maria Bonan Renofio, diretora da Educação Municipal, representando na ocasião o Prefeito Dr. Ediney Taveira Queiróz; 1º Sargento Jorge Wasichi, do TG 02-049; Fábio Ravazi, gerente regional do Sebrae Marília; e Ricardo Prado, presidente da ACE.
Fizeram uso da palavra durante a solenidade o vereador João Rio, presidente da Comissão de Avaliação e Julgamento de Homenagens da Câmara Municipal; Sandra Renofio, como representante do Prefeito Municipal; e a vereadora Almira, que declamou a canção "Mulher", de Erasmo Carlos. A noite foi animada pela cantora Joicy Mota, acompanhada pelo músico Cidão.
Além das 9 Mulheres Empreendedoras de 2012, também foram homenageadas pelo Presidente do Legislativo, Fernando Rodrigo Garms, outras três mulheres: Joicy Mota, em agradecimento por ter abrilhantado a solenidade com seu talento; Sandra Renofio, representante do Poder Executivo; e a vereadora Almira Ribas Garms, única mulher na 15º Legislatura.
A seguir, saiba quem são as “Mulheres Empreendedoras” de 2012, qual vereador a indicou e conheça um pouco da história de cada uma:
Neuzeli Furio Pereira, proprietária da Dardanella Pizzaria - Indicada pela vereadora Almira Ribas Garms. Neuzeli nasceu em Paraguaçu, é casada com Lourimar Aparecido Pereira e mãe de Rodrigo e Rodolfo. Antes atuando como professora primária, no ano de 1973 iniciou em sua garagem um pequeno comércio de roupas infantis. Em seguida, mudou a loja para as antigas instalações do Bazar Nipon e, posteriormente, Neuzeli e Lourimar adquiriram um ponto na Avenida Paraguaçu, ao lado da Farmácia São Paulo. Nascia então, em 1974, a Boutique Jubinha, de início voltada para roupas infantis, bijuterias e discos, e, logo depois, incluindo confecções para toda a família. Em 1986, abriu uma outra loja, a Stok, tendo como foco central pontas de estoque. Em 1988, muito triste com a paralisação das atividades da Casa Damasco, de propriedade de seu avô materno, resolveu, com o apoio do marido, partir para um novo desafio e uma mudança radical: a Pizzaria Dardanella. Em outubro daquele ano surgiu então aquela que é considerada “A melhor pizza do interior”. Alguns anos depois, com a aposentadoria de Lourimar, funcionário do Banco do Brasil, resolveram concentrar suas atividades somente na Dardanella e, dessa forma, a Jubinha e a Stok foram vendidas. Hoje, quase 24 anos depois, consolidado o empreendimento, pode-se afirmar com convicção que a Dardanella é um marco divisório na gastronomia paraguaçuense, e uma referência nacional.
Maria Aparecida da Silva Bueno, proprietária da Imobiliária Novo Teto - Indicada pelo vereador Fernando Rodrigo Garms. Mais conhecida como Coca, Maria Aparecida da Silva Bueno nasceu em Araçatuba. No final dos anos 70, casou-se com Luiz Antônio Bueno, residindo na cidade de Marília. Tiveram os filhos Bruno e Renan, que lhes deram os netos Alice e Vitor. No ano de 1987, vieram para nossa cidade, com o propósito de abrir uma ótica. Posteriormente, Coca percebeu a necessidade de ingressar no segmento da administração, venda e locação de imóveis, inaugurando assim, no ano de 1992, a Imobiliária Novo Teto. Localizada na Avenida Siqueira Campos, a Novo Teto é responsável por aproximadamente 500 imóveis, entre residenciais e comerciais, e conta com uma equipe especializada de funcionários e corretores. Buscando adquirir novos conhecimentos administrativos e crescimento profissional, Coca fez faculdade de Administração de Empresas nas Faculdades Gammon de nossa cidade. O espírito empreendedor, a determinação, a competência, a dedicação e a seriedade de Maria Aparecida da Silva Bueno frente aos negócios da Imobiliária Novo Teto são evidentes nesses 20 anos de existência, e motivo de orgulho para toda a sociedade paraguaçuense.
Silvia Aparecida dos Santos, proprietária da Baby Modas - Indicada pelo vereador Edivaldo Vieira da Rocha. Silvia nasceu em Paraguaçu Paulista, filha de Graciliano e Josepha (já falecida), de uma família de 11 filhos. Silvia foi casada e tem duas filhas, Renata e Vanessa. Em 1982, conclui o magistério na escola CENE, porém, o destino havia reservado outro caminho para esta empreendedora. Sua facilidade em se comunicar fez com que seu então cunhado Adão Lúcio, proprietário da Loja Del Rey, a convidasse para trabalhar em seu estabelecimento. Após 21 anos atuando na Del Rey, no ano de 2011 Silvia decidiu ter sua própria loja, e adquiriu a Baby Modas, voltada ao comércio de roupas infantis. O começo foi bastante difícil, mas com o tempo Silvia foi ampliando sua clientela e fidelizando cada vez mais clientes. Atualmente, a Baby Modas conta com 4 funcionários e está localizada na Rua Sete de Setembro, 418.
Wanessa Cristina Amaro, proprietária da Casa da Panqueca - Indicada pelo vereador João Rio Zampronio Villarino. Wanessa é nascida em Paraguaçu Paulista, filha de Flávio Amaro e Natalina dos Santos Amaro, e casada com Ronaldo Fabiano de Souza, com quem tem uma filha, Maria Eduarda. Começou a trabalhar muito jovem, sendo seu primeiro emprego na Supritec, onde permaneceu por 3 anos. Posteriormente, foi contratada pelo Banco Santander para realizar empréstimos consignados, porém, percebendo que esse não era seu objetivo, deixou o trabalho no banco e foi trabalhar na empresa Quatro Rodas. Mas não se contentou, já que queria prosperar e ter seu próprio negócio. Assim, em novembro de 2009 inaugurou a Casa da Panqueca, com o dinheiro resultante da venda de um fusca antigo, doado por seu genitor. Mesmo abrindo a Casa da Panqueca, foi convidada para trabalhar na Concessionária de Veículos Germânica, onde permaneceu por um ano, retornando definitivamente à sua empresa, passando a dedicar-se exclusivamente ao seu negócio. A partir desta data, a Casa da Panqueca cresceu e, hoje, encontramos naquele local panquecas salgadas e doces, pastéis, crepe suíço, vários tipos de porções, bisteca na chapa com manteiga, omeletes recheados, variedade de sucos e bebidas, proporcionando à família paraguaçuense diferentes sabores e um ambiente agradável e familiar, com excelente atendimento.
Nécia Maria Jerônymo Miranda Pires, proprietária do Bio-Químico Laboratório de Análises Clínicas - Indicada pelo vereador Mauro Branco. Nécia nasceu na cidade de São Paulo. No ano de 1988, concluiu o curso de Farmácia – Bioquímica, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Casada com Marcos Sampaio Pires, com quem tem três filhos, é sócia, administradora e responsável técnica pelo laboratório desde o ano de 1990. Também é a responsável técnica perante a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas no Programa Nacional de Controle de Qualidade, realizado pelo laboratório desde o ano de 2007. O Bio-Químico já celebrou mais de 20 anos de muito trabalho, muitos desafios e muita dedicação de uma equipe integrada e focada no aprimoramento e melhoria constante de todos os processos. A visão de empreendedora de Nécia fez com que, no decorrer dos anos, os equipamentos de bioquímica fossem substituídos, buscando sempre os mais modernos. Hoje, vários exames são feitos com mais rapidez e eficácia, agilizando a entrega dos laudos. Desta forma, presta serviço de qualidade, evoluindo ao mesmo tempo em que oferece credibilidade.
Edileusa Rosa da Costa, proprietária do Salão da Edileusa - Indicada pelo vereador Miguel Canizares Júnior. Com apenas 12 anos de idade, Edileusa iniciou a atividade de manicure. Objetivando ampliar a clientela, buscou constantemente cursos de aperfeiçoamento nesta área, participando de cursos de especialização. Também durante este período ingressou na Faculdade de Educação Física no Instituto de Educação Física de Assis – IEDA. Após a conclusão do curso superior, especializou-se na área de Ginástica Laboral, exercendo atualmente este trabalho com os funcionários do Banco do Brasil. Ainda aperfeiçoou-se em Estética Corporal, o que possibilitou atender um número maior de clientes, oferecendo tratamentos como drenagem linfática e massagem modeladora. Com o decorrer dos anos, conseguiu realizar seus sonhos e atingir suas metas como resultado de seu trabalho, adquirindo sua casa própria, seu carro, e sua tão desejada estabilidade financeira. Porém, essa empreendedora ainda tem outros sonhos e, para alcançá-los, pretende continuar crescendo, buscando cada vez mais conhecimento para beneficiar seu empreendimento, e oferecer sempre um trabalho de muita qualidade, com o que existe de melhor e mais atual em sua área.
Maria Lúcia Marson Cação, comerciante - Indicada pelo vereador Nilson Carlos Itelvino. Maria Lúcia nasceu na Fazenda São Pedro do Cristal, em Borá. No ano de 1975, casou-se com Manoel Ademar Cação, engenheiro agrônomo falecido em 1988. Formou-se nos cursos de História e Pedagogia. Foi professora do 4º ano no sítio onde nasceu durante 5 anos, professora estagiária na EMEF Alexandrina Penna e professora de história nos municípios de Lutécia, Caiabu e Oscar Bressane, até a época de sua transferência para a EE Isidoro Baptista. Em 1992 iniciou as atividades como professora de História no Colégio Paraguaçu, e como vice-diretora, cargo que ocupa até os dias de hoje. Foi assistente pedagógica de História na Delegacia de Ensino de Paraguaçu Paulista, onde aposentou-se em 1997. Mãe de três filhas - Renata, Fernanda e Flávia - após o falecimento do seu marido, passou a ajudar nos cuidados da propriedade rural que este tomava conta. Na época, havia uma recente plantação de manga, e com a ajuda de seu irmão Sílvio, que é engenheiro agrônomo, a plantação foi cuidada e ampliada. Maria Lúcia passou então a comercializar, com grande sucesso, essa fruta tão apreciada pelos brasileiros. Além disso, buscando a diversificação na propriedade, Maria Lúcia intensificou a produção de frutas, introduzindo o cultivo de laranja. No mesmo período, como alternativa de renda, deu início à criação de gado de corte e de ovinos. E foi assim, com muita luta e visão empreendedora, que criou sozinha suas três filhas: Renata que é arquiteta, Fernanda que formou-se médica, e Flávia que é dentista.
Maria Antônia de Oliveira Silva, proprietária da lanchonete Café & Cia - Indicada pelo vereador Paulo Roberto Pereira. Maria Antônia nasceu em Paraguaçu Paulista; casou-se há 35 anos com Antônio da Silva, sendo que desta feliz união nasceram três filhos: Celso, Cássia e Fabiana. Em outubro de 2005, Maria Antônia decidiu iniciar sua trajetória no comércio. Assim, inaugurou uma pequena lanchonete, denominada Café & Cia, no centro de nosso município, mais precisamente na Avenida Paraguaçu. A lanchonete, que contava com o auxílio de 3 funcionários e comercializava sucos, café expresso e salgados, estava localizada em um imóvel de aproximadamente 25mt². Dessa forma, estabelecer-se em um local maior era necessário para atender o volume em constante crescimento de clientes. Então, no ano de 2010, surgiu a oportunidade de instalar o Café & Cia na antiga padaria da D. Inês - um amplo imóvel, com aproximadamente 80mt², localizado na Rua José Salomão, nº 66, na Barra Funda. Atualmente, a lanchonete emprega 5 funcionários e, além de oferecer aos seus clientes uma grande variedade de sucos, tipos de café e salgados, expandiu seu comércio, que dispõe de happy hour, cerveja gelada, porções e lanches.
Maria Inês dos Santos Oliveira, proprietária da Floricultura Amarejú - Indicada pelo vereador Rafael de Castro. Maria Inês nasceu em Paraguaçu Paulista; casou-se com o Sr. Abimael do Prado, sendo que desta feliz união nasceram três filhos e três netos. Com apenas 10 anos de idade, Maria Inês começou a trabalhar, como funcionária da antiga Telesp. Em 1989 iniciou suas atividades no ramo de floricultura, devido a seu carinho e dedicação com as plantas e as pequenas encomendas que os vizinhos lhe faziam. Posteriormente, com a expansão dos clientes e dos serviços oferecidos, a floricultura transferiu seu endereço para a Avenida Paraguaçu e, atualmente, é uma empresa familiar, onde todos colaboram para o constante crescimento e melhor atendimento. Além da visão empreendedora, Maria Inês é uma mulher que tem amor naquilo que faz, com talento e disposição, e que não mede esforços para caminhar em busca de sua realização e crescimento.
As 9 homenageadas da noite
Casa cheia na Sessão Solene Mulheres Empreendedoras
Mesa Principal da solenidade
Presidente Rodrigo faz a abertura da solenidade
Plenário da Câmara
Troféus "Mulheres Empreendedoras" 2012
Neuzeli recebe o troféu das mãos da vereadora Almira
Maria Bueno, a Coca, recebe o troféu pelas mãos de Rodrigo Garms
Vereador Edivaldo entrega o troféu à empreendedora Silvia
João Rio entrega o troféu a Wanessa
Nécia recebe seu troféu pelo vereador Mauro Branco
Vereador Miguel entrega o troféu à empreendedora Edileusa
Vereador Nilson entrega o troféu a Maria Lúcia
Maria Antônia recebe seu troféu pelas mãos de Paulo Japonês
Rafael de Castro entrega o troféu a Maria Inês
Todas as homenageadas com os vereadores