A partir desta terça-feira, 1º de março, a Câmara de Vereadores de Paraguaçu Paulista conta com dois novos colaboradores, integrantes do Projeto CARA – Criando Ações Reais para Adolescentes. Os jovens Jhonathan Henrique Cassimiro e Gabriel Amancio de Oliveira, ambos de 16 anos, terão a oportunidade de trabalhar meio período na Casa de Leis, podendo assim aprender diversas funções ligadas ao Legislativo.

Criado em 2003 pelo Departamento de Assistência Social, o Projeto CARA foi colocado em prática no ano seguinte. Já em 2006, por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, o C.M.D.C.A. (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) e o Lar do Menor, o projeto começou a sociabilizar e qualificar os jovens da comunidade paraguaçuense para o mercado de trabalho, tanto para empresas públicas como privadas.

O intuito do projeto é nortear o desenvolvimento de jovens carentes na construção da cidadania em todos os aspectos, trabalhando com mudanças comportamentais, defasagem escolar e qualificação para o trabalho. Todas as propostas do projeto estão direcionadas a situações de carência, sejam financeiras, afetivas, emocionais, sociais e falta de oportunidades de crescimento - fatores que afetam estes jovens.

O Projeto CARA é coordenado por Silvia Helena Salomão e está localizado junto ao Lar do Menor, na Rua Manoel Antonio de Souza, 1.896, na Barra Funda. São atendidos adolescentes da nossa comunidade na faixa etária de 14 a 18 anos, com renda familiar de até três salários mínimos.

Atualmente, frequentam o CARA em torno de 200 adolescentes por semana, sendo que cerca de 50 encontram-se trabalhando sob o regime de aprendizagem, conforme o disposto em legislação federal.

Um projeto como o CARA é de grande importância para a nossa cidade, pois auxilia esses jovens que muitas vezes não têm quem lhes dê oportunidade e mostre os caminhos que a vida tem a oferecer, para seguir com dignidade e respeito. Esperamos que mais empresas, tanto públicas quanto privadas, ofereçam oportunidades a esses jovens cidadãos paraguaçuenses”, disse o presidente da Câmara, vereador Miguel Canizares Júnior.

Jhonatan e Gabriel do Projeto Cara iniciam na Camara

Jhonathan e Gabriel iniciam na Câmara Municipal