A Câmara de Vereadores de Paraguaçu Paulista, reunida em Sessão Ordinária na última segunda-feira (18), recebeu para participar da Tribuna Livre a Sra. Larissa Roberta Ferreira Martins de Paula, coordenadora da vigilância epidemiológica do departamento municipal de saúde, para falar sobre os dados relativos à dengue e sobre a campanha de vacinação no município.

Em sua participação no espaço democrático do Legislativo, Larissa apresentou um panorama da atual situação da dengue em Paraguaçu Paulista. Afirmou que 2015 terminou com saldo positivo e que, desde janeiro de 2016, a equipe da saúde trabalha incansavelmente todos os sábados, com 88 agentes nas ruas realizando em média 2.000 visitas domiciliares por sábado. No total, já foram realizadas mais de 53.000 visitas.

Entre janeiro e abril de 2016, foram registradas 433 notificações de dengue em Paraguaçu Paulista, ou seja, cidadãos que apresentaram alguns sintomas; desses, 30 foram confirmados e um óbito está sendo investigado. Os casos de Zika e Chikungunya são apenas dois, e encontram-se em processo de investigação; nenhum caso de microcefalia foi registrado.

A coordenadora da vigilância epidemiológica também falou sobre os casos de gripe, incluindo a H1N1; disse que até o momento existem 4 pacientes que foram internados com a suspeita da doença, porém, estão aguardando os resultados dos exames.

Larissa destacou que no próximo dia 30 de abril tem início em toda a cidade a campanha de vacinação. A vacina desse ano é composta por 3 vírus, incluindo H1N1, e as unidades de saúde ficarão abertas aos sábados para receber os cidadãos, sobretudo o público prioritário da campanha, que são: idosos, gestantes, mulheres que deram à luz há pouco tempo, crianças de 6 meses a 5 anos de idade, profissionais da saúde, pessoas vivendo em situação de abrigamento, diabéticos, cardíacos e portadores de doenças crônicas.

Não podemos esquecer que as medidas preventivas são essenciais nesse momento, como lavar sempre as mãos com água e sabão ou utilizar álcool gel, evitar lugares com muita aglomeração de pessoas, manter uma boa alimentação e hábitos saudáveis. Ideal que toda a população esteja tomando esses cuidados até a chegada da vacina. E, assim que as pessoas forem vacinadas, após 15 dias elas começam a desenvolver uma imunidade, e aí sim teremos boa parte da população protegida”, explicou Larissa.

Ao final de sua participação na Tribuna Livre, a corrdenadora comunicou que na próxima sexta-feira, 22 de abril, mesmo com o ponto facultativo na Prefeitura, 4 unidades de saúde estarão abertas para atender a população, sendo: Centro de Saúde (Postão); Unidade da Vila Popular; Unidade Barra Funda I; e Unidade Vila Nova VI.

Larissa participa da Tribuna Livre

Larissa fala sobre a dengue no município

Equipe da saude com os vereadores

Equipe da Saúde Municipal com os vereadores