Reunida em Sessão Ordinária na segunda-feira (7), a Câmara de Vereadores de Paraguaçu Paulista aprovou moção de autoria do vereador Miguel Canizares Júnior, que manifesta pesar pelo falecimento do bispo diocesano de Assis Dom José Benedito Simão, ocorrido no dia 27 de novembro.

Dom Simão, como era conhecido, nasceu em Caçapava (SP) no ano de 1951. Aos 13 anos de idade sua vocação já era latente, o que o fez ingressar na formação sacerdotal. Em 1981 foi ordenado sacerdote na capital paulista; a nomeação para bispo ocorreu no ano de 2001, pelo Papa João Paulo II.

Dom Simão era doutor em Teologia Moral pela Universidade Lateranense, em Roma, onde permaneceu por 12 anos; tinha como lema episcopal Pax et Spes - Paz e Esperança. Como padre, Dom Simão exerceu inúmeras funções na Arquidiocese de São Paulo.

Em agosto de 2009 tomou posse de seu Ofício Canônico como 5º Bispo Diocesano em Assis. Dom Simão lutava para trazer o curso de “Teologia à Distância”, já autorizado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para Assis, e cuidava pessoalmente dos detalhes deste processo.

Em nosso município tivemos a honra de ter o paraguaçuense Danilo José Janegitz sendo ordenado sacerdote na Igreja Nossa Senhora da Paz, numa cerimônia presidida pelo Bispo Dom José Benedito Simão. Estimado por seus familiares, amigos, todo o clero, religiosos, fiéis leigos, todo povo da Diocese de Assis, expressamos nossos sentimentos de solidariedade e proximidade espiritual”, destacou o autor da moção, vereador Miguel.

A Diocese de Assis é responsável pelas Paróquias de Assis, Cândido Mota, Iepê, Rancharia, João Ramalho, Quatá, Paraguaçu Paulista, Maracaí, São José das Laranjeiras, Cruzália, Pedrinhas Paulista, Florínea, Tarumã, Palmital, Echaporã, Lutécia, Oscar Bressane e Platina, justificando o alcance do bispo e o sentimento de tristeza de todos após o seu falecimento.