Depois do Outubro Rosa - campanha de prevenção e conscientização contra o câncer de mama -, agora é a vez do Novembro Azul. A campanha foca nos homens para falar de um assunto que ainda é tratado como tabu por muitos: a prevenção do câncer de próstata.
A campanha Novembro Azul ganhou força nos últimos anos quando o Instituto Lado a Lado pela Vida lançou ideias de projetos e ações para incentivar os homens a buscarem mais informações sobre a doença e fazerem os exames de rotina, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia – SBU.
Estudo realizado este ano pela SBU apontou que 51% dos homens nunca consultaram um urologista. O câncer de próstata tem estimativa de 69 mil novos casos ao ano, ou seja, 7,8 novos casos a cada hora. A doença não tem prevenção, no entanto, seu diagnóstico precoce é essencial para o tratamento curativo.
Ao longo do mês serão realizadas ações em todos os estados brasileiros, que contemplam a iluminação de pontos turísticos e monumentos, palestras informativas para leigos, intervenções em locais de grande circulação, além do VIII Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem, que será realizado no dia 17 de novembro - Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata - na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Em nossa cidade, a Prefeitura Municipal e o Departamento de Saúde marcam este mês com várias ações visando à conscientização, para que o maior número de homens paraguaçuenses se conscientizem da importância de se cuidar e realizar o exame.
A Câmara de Vereadores de Paraguaçu Paulista apoia esta relevante iniciativa e, como forma de colaborar com o Departamento de Saúde, irá realizar inserções informativas durante toda a programação da Radiativa FM, neste mês denominado Novembro Azul.
*Com informações de anoticia.clicrbs.com.br