Em Sessão Ordinária realizada na segunda-feira (15), a Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei de autoria do Prefeito Municipal, Dr. Ediney Taveira Queiroz, que aprova o Plano Municipal de Educação do Município da Estância Turística de Paraguaçu Paulista.
O Plano Municipal de Educação foi elaborado com a participação de gestores e professores, que atuam nas redes de ensino do município, e contou também com a participação das entidades subvencionadas e conveniadas da cidade, entre outros órgãos.
A metodologia aplicada foi a junção de representantes das redes de ensino do município (municipal, estadual e particular) e do ensino superior para discussões coletivas, para posterior reavaliação, acréscimo, substituição ou alteração de metas. Esse processo de discussão proposto foi sistematizado pelo Departamento Municipal de Educação.
O Plano é composto de 20 metas e respectivas estratégias. De acordo com a justificativa do projeto, priorizou-se a elaboração de um plano factível e sucinto, que contemplasse os objetivos de consolidar uma educação que pudesse melhorar as condições de trabalho dos docentes e demais profissionais da educação, e oferecer aos alunos uma educação de qualidade social e emancipatória.
“É fundamental que o Plano Municipal de Educação seja entendido como uma política de Estado que garanta a continuidade das ações e que seja resultado de participação da comunidade escolar. As metas são ousadas, mas possíveis, e têm como plano principal a orientação para o trabalho da rede municipal de ensino, contemplando alfabetização, educação infantil, educação integral e valorização dos profissionais”, destacou o texto do projeto de autoria do Executivo.
Vereadores aprovam Plano Municipal de Educação