Reunida em Sessão Ordinária na segunda-feira (17), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador Antian, com assinatura de apoio do vereador Reinaldo, que parabeniza o Deputado Federal Walter Ihoshi (PSD/SP), pelos esforços na defesa da Frente Parlamentar do Congresso Nacional para Desoneração dos Medicamentos.

A Frente Parlamentar para Desoneração dos Medicamentos foi lançada no Congresso Nacional em 17 de abril do corrente ano, e tem em sua coordenação o deputado Walter Ihoshi. A iniciativa pretende favorecer aquelas pessoas que necessitam do medicamento e não têm condições financeiras para adquiri-lo.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, cerca de 55% das pessoas que precisam ser medicadas não podem pagar pelos medicamentos, sendo um dos motivos os altos tributos. Em países europeus como Portugal, Suíça e Holanda, a tributação para os medicamentos é de no máximo 10%. Já no Reino Unido e Canadá, a tributação é zero. No Brasil, a alta carga tributária representa mais de 33% no preço final do produto, o que faz do Brasil campeão no quesito de elevados índices de tributos.

"Esta luta em prol da desoneração de remédios foi encabeçada pelo Deputado Walter, mas ela conta com a participação de 203 deputados federais e 9 senadores, que já iniciaram este debate em nível nacional. Nós, enquanto Parlamento Municipal, pretendemos contribuir com a disseminação desta que é uma causa para o bem do povo brasileiro e de nossos conterrâneos paraguaçuenses, apoiando e congratulando merecidamente a Frente Parlamentar para a Desoneração através de seu líder", destacou o vereador Antian.

Antian

Vereador Antian fala sobre o deputado Ihoshi