Solenidade marcou a terceira participação do ensino fundamental
A Câmara de Vereadores de Paraguaçu Paulista promoveu na tarde de quinta-feira, 29 de novembro, a quinta edição da Câmara Jovem, realizada no Palácio Legislativo Água Grande. A Sessão Solene Câmara Jovem 2012 foi destinada aos alunos do ensino fundamental de nossa cidade. A ideia surgiu em 2007, através de um projeto de autoria da vereadora Almira Ribas Garms.
A Câmara Jovem é uma sessão especial da Câmara de Vereadores de Paraguaçu Paulista, que acontece anualmente no mês de novembro, e possibilita aos vereadores de nosso município cederem os seus lugares aos jovens “vereadores” estudantes do município. O exercício do mandato tem caráter instrutivo e os participantes precisam estar devidamente matriculados em escolas públicas e particulares da cidade, sendo escolhidos em processo eleitoral realizado sob a responsabilidade dos órgãos de representação estudantil de cada unidade escolar. Com o intuito de inserir as crianças e os jovens de nosso município no contexto do Poder Legislativo Municipal, a Câmara Jovem é realizada anualmente, sendo que a cada ano se destina a um nível de ensino.
A Mesa Principal da solenidade esteve formada pelas seguintes autoridades: Fernando Rodrigo Garms, Presidente da Câmara; Sandra Maria Bonan Renofio, diretora do Departamento de Educação, na ocasião representando o Prefeito Municipal; Maria Moraes Silva, coordenadora da Escola Helena Wirgues Ramos, representando todas as escolas participantes; e os vereadores João Rio, vice-presidente, Edivaldo do Lar, 1º Secretário da Mesa e Paulo Japonês, 2º secretário.
Também estiveram presentes os vereadores Almira Ribas Garms, Mauro Branco, Miguel Canizares Júnior, Nilson Carlos Itelvino e Rafael de Castro. A vereadora Almira discursou em nome do Poder Legislativo.
Após as palavras da vereadora, teve início a Sessão Plenária Câmara Jovem. Os vereadores jovens foram chamados para a assinatura do termo de posse, que ocorreu junto à Mesa Principal com apoio do 1º Secretário da Mesa, vereador Edivaldo do Lar. A seguir, receberam seus diplomas das mãos dos nobres vereadores do município e, então, assumiram os seus lugares no plenário.
O passo seguinte foi a eleição, por votação nominal, da Mesa Diretora da Câmara Jovem, que ficou composta da seguinte forma: Leonardo Acorci Passos, Presidente; Felipe da Silva Santos, Vice-Presidente; Francieli dos Santos Rufino, 1ª Secretária; e Nathan Daniel dos Santos, 2º Secretário.
Todos os projetos apresentados pelos vereadores jovens foram discutidos e aprovados.
Veja quais foram os projetos e qual a finalidade de cada um deles:
1º) Partido: Direitos Humanos
de autoria da Vereadora Jovem Elyzyania Aparecida Araújo:
Projeto de Lei nº 002/2012, que “Dispõe sobre a criação da "Casa Transitória", que acolherá moradores de rua por um determinado período".
2º) Partido: Educação e Cultura
de autoria da Vereadora Jovem Jayne Milena de Oliveira:
Projeto de Lei nº 013/2013, que “Dispõe sobre a construção de um Museu Histórico no Distrito de Conceição de Monte Alegre, onde a história de nosso município teve início".
3º) Partido: Esportes, Lazer e Turismo
de autoria do Vereador Jovem Carlos Henrique dos Santos Rego:
Projeto de Lei nº 005/2012, que “Dispõe sobre a criação da lei "Melhoria do Campo José Vicente de Pádua no Distrito de Roseta”.
4º) Partido: Esportes, Lazer e Turismo
de autoria do Vereador Jovem Felipe da Silva Santos:
Projeto de Lei nº 004/2012, que “Dispõe sobre a implantação de esporte nas escolas e comunidade escolar" .
5º) Partido: Esportes, Lazer e Turismo
de autoria da Vereadora Jovem Francieli dos Santos Rufino:
Projeto de Lei nº 007/2012, que "Dispõe sobre a criação de espaço próprio adequado para o treinamento das várias modalidades do atletismo paraguaçuense".
6º) Partido: Meio Ambiente
de autoria do Vereador Jovem Leonardo Acorci Passos:
Projeto de Lei nº 010/2012, que “Dispõe sobre a regularização da situação dos animais soltos, conscientização, notificação e penalizações aos proprietários de animais domésticos circulando nas ruas do perímetro urbano”.
7º) Partido: Meio Ambiente
de autoria do Vereador Jovem Matheus Candido Canevari:
Projeto de Lei nº 003/2012, que "Dispõe sobre a implantação de lixeiras seletivas na zona rural, em pontos estratégicos para que o lixo não aproveitado na produção de adubo orgânico não seja queimado e nem enterrado".
8º) Partido: Meio Ambiente
de autoria do Vereador Jovem Nathan Daniel dos Santos:
Projeto de Lei nº 006/2012, que "Dispõe sobre a criação de um teatro móvel a partir de materiais recicláveis para conscientização da população para a preservação do meio ambiente".
9º) Partido: Saúde
de autoria da Vereadora Jovem Fabiana de Campos Fiorucci:
Projeto de Lei nº 008/2012, que “Dispõe sobre a implantação de atendimento veterinário para animais de pequeno porte".
Estes projetos serão agora estudados pela Comissão de Justiça da Câmara Municipal de Paraguaçu Paulista, que analisará a viabilidade de cada um deles para que, posteriormente, possam ser apresentados para deliberação no Plenário da Casa. O objetivo primordial da Câmara Jovem certamente foi alcançado: possibilitar aos nossos jovens uma lição de cidadania e de democracia, por meio da vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar.
Os vereadores jovens de 2012
Sessão Solene Câmara Jovem
Vereadora Almira durante seu pronunciamento
Vereadora Almira com o jovem Carlos Henrique
Edivaldo do Lar com o vereador jovem Leonardo
João Rio com o jovem Matheus
Mauro Branco com a jovem Elyzyania
Vereador Miguel com a jovem Fabiana
Paulo Japonês com a jovem Jayne
Vereador Nilson com o jovem Felipe
Vereador Rafael com a jovem Francieli
Rodrigo Garms e o vereador jovem Nathan
Momento da discussão de um dos projetos
O Presidente Jovem Leonardo com o Presidente da Casa Rodrigo Garms
Os vereadores jovens posam com vereadores no final da Solenidade