Reunida em Sessão Ordinária na segunda-feira, 1º de outubro, a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria da vereadora Almira Ribas Garms, que parabeniza o Sr. Oswaldo Buchler, pelos 55 anos de atividades comerciais em nossa cidade.
Oswaldo começou a trabalhar muito cedo, aos 14 anos de idade, como torneiro mecânico da Agência Ford, de propriedade do Sr. Mário Agostinho. A profissão de torneiro aprendeu olhando seu pai trabalhar. Quando completou 16 anos, o Sr. Mário o promoveu a encarregado da seção de auto-peças. Aos 19, foi trabalhar na oficina de mecânica geral da Anderson Clayton (fábrica de óleo). Também aprendeu a técnica da refrigeração com o Sr. Alcino Camargo e estudou Rádio Técnico de Televisão no início da década de 50, quando a televisão chegou ao Brasil.
Posteriormente, formando uma sociedade com Eli Moura, montou uma oficina de bicicletas, instalada inicialmente no prédio da Casa Fox, na Rua Doze de Março. A partir daí, montou a que foi conhecida como uma das maiores lojas de bicicletas de Paraguaçu, a "Casa das Bicicletas". Foi presidente da Associação Comercial por 8 anos consecutivos, reformulando a entidade, além de ter sido um dos responsáveis pela instalação de retransmissores de televisão em Paraguaçu.
Em meados dos anos 50, conheceu a jovem Lourdes Barbosa, que morava na mesma rua de sua casa, a Avenida São João, na Barra Funda. Casaram-se em 1956 e tiveram cinco filhos, que lhes deram muitos netos e bisnetos. Em 2006 comemoram Bodas de Ouro.
Oswaldo também foi praticante de esportes, destacando-se no Judô, modalidade em que ganhou várias medalhas, representando Paraguaçu em diversos campeonatos regionais. "Oswaldo Bunchler deixa uma marca perene na comunidade paraguaçuense de uma vida correta, de honestidade, trabalho, muita criatividade e bons serviços prestados à nossa comunidade", destacou a vereadora Almira Ribas Garms.
Vereadora Almira fala sobre Oswaldo Buchler