Reunida em Sessão Ordinária na segunda-feira (3), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria da vereadora Almira Ribas Garms, que parabeniza o Presidente da República entre os anos de 1995 e 2002, Fernando Henrique Cardoso, pelo prêmio John W. Kluge, equivalente a um Nobel na área de humanas, concedido pela Biblioteca do Congresso Americano e anunciado em maio de 2012.
Fernando Henrique Cardoso recebeu essa justa homenagem pela sua vasta produção intelectual e sua trajetória política na transformação do Brasil. O prêmio, que vem acompanhado de um cheque de 1 milhão de dólares, é uma espécie de Nobel das ciências sociais e humanas. Apenas sete pessoas haviam recebido o John W. Kluge até hoje. Descrito como “um estudioso de enorme energia intelectual”, Fernando Henrique é o primeiro ganhador cujos trabalhos abarcam os campos da sociologia, da ciência política e da economia.
"O professor Fernando Henrique merece todo o reconhecimento internacional pela forma como conduziu o Brasil em seus dois mandatos. Nos oito anos de seu governo, o país teve suas estruturas profundamente alteradas. Uma revolução silenciosa dizimou a hiperinflação que por décadas ceifou o horizonte dos brasileiros, modernizou as estruturas de produção, quebrou o círculo vicioso da pobreza e elevou o nível de vida da nossa população", declarou a vereadora Almira.
Aos 81 anos, com 23 livros acadêmicos publicados e escolhido pela Foreign Policy um dos cem intelectuais públicos mais importantes do mundo, o presidente continua suas atividades, inquieto, provocativo e inovador. Dedica-se a temas como políticas internacionais antidrogas e formas mais humanitárias de tratamento da AIDS.
"Nunca antes na história, havíamos tido um presidente dedicado a provocar tantas e tão profundas transformações na vida do país, tantas e tão relevantes repercussões no mundo. A trajetória da nação brasileira divide-se em antes e depois de Fernando Henrique Cardoso. Seu governo preparou o Brasil para as próximas gerações, e não para as próximas eleições, como voltou a ser praxe nos anos recentes. Dia após dia, cresce o reconhecimento a seu legado. É motivo de comemoração e orgulho de todos os brasileiros. Não é qualquer país que pôde ter um presidente como este", finalizou a vereadora Almira Ribas Garms.
Vereadora Almira fala sobre Fernando Henrique Cardoso