A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por meio da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, tem realizado audiências públicas para que a população de diversas regiões do Estado indique suas prioridades para o orçamento paulista.
Uma destas audiências ocorreu na Câmara Municipal de Assis, na tarde de sexta-feira (19), com a presença de autoridades de toda a região. Paraguaçu Paulista esteve representada pelos vereadores Almira Garms, João Rio e Rafael de Castro, que compareceram ao importante debate.
O presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) responsável pela promoção dos debates, deputado Mauro Bragato, abriu os trabalhos explicando a dinâmica do projeto orçamentário e a importância da apresentação de sugestões para seu aprimoramento. Ele lembrou que nesta semana o Legislativo paulista recebeu do governador o Plano Plurianual (PL 771/2011), contendo artigo que prevê o Orçamento regionalizado. "Isso é um avanço e mostra a importância da presença de todos aqui", reforçou.
O Orçamento é a lei mais importante que um Legislativo deve votar todos os anos. É nele que está previsto como o Estado pretende investir os recursos da sociedade para financiar ações e fazer a previsão do que pretende realizar. Apesar de ser uma peça técnica, o Orçamento é claramente um instrumento político, uma vez que determina quem vai receber o quê, já que os recursos não são suficientes para cobrir todas as necessidades da sociedade.
Segundo o deputado Vitor Sapienza, a região do Vale do Paranapanema tem grande potencial de crescimento e a participação da população nas audiências contribui muito para isso. "É com alegria que vejo a Câmara cheia, uma vez que já vi reunião esvaziada aqui em Assis. Ainda bem que os cidadãos estão se dando conta da importância de debater o Orçamento", observou o parlamentar.
Alguns dos integrantes da mesa de trabalhos afirmaram que faltam à região polos industriais que permitam o desenvolvimento econômico, bem como incentivo à agricultura. O presidente da Câmara de Assis, Ricardo Pinheiro, reivindicou recursos para a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, para o fortalecimento da agricultura familiar e da agropecuária sustentável. Estiveram presentes ainda os deputados Donizete Braga e Luís Cláudio Marcolino.
O Estado de São Paulo conseguiu, nos últimos quatro anos, recuperar a capacidade de investimentos e o próximo Plano Plurianual estima em R$ 118,6 bilhões os investimentos para o período 2012-2015, em obras e ações para melhoria da qualidade de vida de todos os paulistas.
Vereadores Rafael, João Rio e Almira Garms marcam presença no evento