Reunida em Sessão Ordinária na segunda-feira (4), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador Edivaldo do Lar, que parabeniza o Grupo Amor Exigente, pelos 15 anos de serviços prestados no município, em prol de dependentes químicos e seus familiares.

O Grupo Amor Exigente iniciou suas atividades em março de 1997, por iniciativa de Maria de Lourdes Paiva, que conheceu o grupo através da Rede Vida, no programa “Só por Hoje” apresentado pelo Padre Aroldo. Não medindo esforços e sensibilizada com uma amiga que tinha um filho usuário de drogas, e na tentativa de ajudar essa amiga diante dos conflitos, convidou-a para juntas visitarem e conhecerem o Grupo Amor Exigente na cidade de Marília.

Depois de conhecerem, passaram a frequentar sistematicamente as reuniões que aconteciam semanalmente; após alguns meses, a coordenadora daquele Grupo sugeriu que iniciassem a formação de um grupo na cidade de Paraguaçu Paulista, colocando-se à disposição para os suportes necessários.

Com a ideia em mente, foram procurar pelo Frei Pedro Maria Esparza, que sensibilizado com muitas famílias sofrendo com o problema das drogas, disponibilizou o espaço da Igreja São Paulo para a primeira reunião de formação do Grupo. A primeira reunião contou com uma equipe de voluntários do Amor Exigente de Marília, que veio explanar sobre a proposta e ofereceu ajuda para que os interessados pudessem iniciar as reuniões do Grupo em Paraguaçu Paulista. O Frei Pedro, sentindo-se bastante motivado, disponibilizou as dependências do Salão Paroquial para desenvolver as reuniões do Grupo, que deveria acontecer semanalmente.

Nos primeiros meses de aprendizado, as reuniões eram restritas a grupos de familiares, uma vez que o grupo voltado para dependentes, além das dificuldades, esbarrava na falta de voluntários, a qual recomendava-se ser ex-usuários de drogas, em abstinência por um certo período de qualquer tipo de entorpecente.

Em abril de 1999, foi oficialmente criada a Sociedade Paraguaçuense de Amor Exigente, com a aprovação de seus Estatutos e sua primeira diretoria. No ano de 2005, após inúmeras tentativas, o Grupo de Jovens que é direcionado para usuários de drogas, ex-usuários e pessoas com comportamento “inadequado” veio a ser estruturado e, desde então, é oferecido atendimento aos adolescentes, jovens e adultos vitimas das drogas, que participam por vontade própria ou encaminhamentos através do Poder Judiciário, Conselho Tutelar, Departamentos Municipais e diversos segmentos de nossa comunidade.

Nestes 15 anos de atuação do Grupo Amor Exigente em nossa cidade, as reuniões foram realizadas por um período de 13 anos no Salão Paroquial, depois passaram a acontecer nas dependências da Associação Luizas de Marilac, por um período curto de 6 meses. E finalmente, há 1 ano e meio, passou a ter sua sede própria, em um prédio na Av. Paraguaçu nº 58.

A partir de Janeiro 2011, a entidade fez alterações em seus Estatutos e passou a ser denominada Associação Paraguaçuense Renascer, pois o objetivo da proposta do Grupo Amor Exigente é o renascimento das pessoas. Frente às dificuldades, o desafio da entidade tem sido o de tirar as pessoas da dependência química e conduzi-las ao mundo da sobriedade, superando os preconceitos impostos pela sociedade.