Reunida em Sessão Ordinária na segunda-feira (21), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador Rodrigo Garms, que parabeniza o jornal A Semana pelos 59 anos de fundação, comemorados no último dia 1º de março, entrando agora no seu Ano 60. No Brasil, são poucos os jornais que alcançaram essa marca.
Zeca Jorge Junior foi o fundador e primeiro jornalista do A Semana, e deixava claro em edições dos anos 50 a gentileza, a sutileza e respeito da época, esboçando, em manuscritos, a história de Paraguaçu. Teve o jornal como segundo proprietário o Dr. Mitsuo Marubayashi, filho de imigrantes japoneses e irmão de Hissagy Marubayashi; tinha 3º grau completo, era jovem e visionário, e foi prefeito de Paraguaçu no final dos anos 60 e início dos 70.
Quando se tornou prefeito, Dr. Mitsuo passou o jornal ao professor Osório Lemaire de Morais, colaborador, diretor, proprietário, colunista e cronista famoso, e que, com sua coluna semanal “João da Rua”, puxava a orelha dos políticos, e contava histórias de pessoas que tinham, de alguma forma, se destacado na vida, numa jornada de mais de 50 anos no jornal.
No final dos anos 70, Maria Stela Morais de Almeida, filha do professor Osório, começou a sua jornada no A Semana, dando início à gestão feminina do jornal, escrevendo a coluna “Ti-Ti-Ti” e usando o pseudônimo “Nara”, que foi um sucesso. Atualmente, é a diretora responsável e sócia-proprietária do A Semana.
Posteriormente, sua filha Maria Luiza, com apenas 14 anos, estreou com “Mônica & Magali”; a filha caçula, Maria Rita, com a coluna “K'Entre Nós” nos anos 90 e, no final da primeira década do novo milênio, chegou Maria Angélica, que até hoje participa da administração do A Semana, da Gráfica Santa Rita e da Vanguarda Editora, sendo uma jovem administradora que desempenha um papel importantíssimo nesta nova fase do periódico.
"A jovem Maria Angélica é correta, dinâmica, e pode ser a sucessora na administração total, que no momento continua sendo gerida de forma brilhante e muito capacitada pela Sra. Maria Stela, que continuou, aprimorou e remodelou o formato, princípios e objetivos do renomado e admirado Jornal A Semana", destacou Rodrigo Garms.
Durante todo esse período, o A Semana relatou a história de Paraguaçu, das administrações municipais, apontando erros e acertos, e contribuindo com o desenvolvimento da Estância Turística de Paraguaçu Paulista.
Rodrigo Garms fala sobre os 59 anos do Jornal A Semana