O presidente da Câmara de Vereadores de Paraguaçu Paulista, Fernando Rodrigo Garms, participou na tarde da última quinta-feira (26) de uma reunião promovida pela Polícia Militar na sede da Associação Comercial.
A reunião, que contou com a presença de autoridades, empresários, representantes de associações de bairros, classes, órgãos e entidades, teve o intuito de discutir o programa "Vizinho Amigo" da Polícia Militar, que deverá ser implantado em breve em nosso município.
O Programa pretende levar à comunidade o envolvimento nas questões de Segurança Pública em um grau máximo, onde há um compromisso voluntário entre vizinhos, moradores e comerciantes de determinado quarteirão ou quadra, de forma que um se torne responsável pela segurança do outro, como se fosse estabelecido um “condomínio virtual”, com a via pública constituindo um espaço de uso comum, cuja movimentação passa a ser observada por todos.
Não se trata das forças policiais assumirem a “incapacidade” de prevenção e repressão, mas aceitar que a responsabilidade pela Segurança Pública deve ser compartilhada nos próprios termos da Constituição Federal, pois, além de “direito” ela é “responsabilidade de todos”, conforme art. 144, caput, da Carta Maior.
Essa iniciativa no campo da Segurança Pública não é inédita, mas vem tendo grandes resultados em locais em que o programa foi implantado, tornando-se uma ferramenta importante na interação entre polícia e comunidade, fortalecendo esse vínculo, e inibindo as práticas criminosas que vêm ocorrendo em determinado local, desenvolvendo assim a preocupação mínima de cada vizinho em relação à segurança de todos.
Todas as residências serão cadastradas pelos policiais,e os dados serão utilizados para garantir a segurança da cidade.
Rodrigo Garms participa da reunião
O Presidente da Câmara durante a sua explanação
Rodrigo Garms com o Major Hipólito e o promotor Dr. Antonio Henrique