A Câmara de Vereadores de Paraguaçu Paulista, reunida em Sessão Ordinária na segunda-feira (17), aprovou moções de autoria do vereador Miguel Canizares, parabenizando as atletas Larissa Machado dos Santos e Luíza Pelegrini Cação, pelos resultados obtidos nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, evento realizado em João Pessoa, na Paraíba.

Larissa Machado dos Santos Filho, de apenas 13 anos de idade, sagrou-se Campeã Brasileira na modalidade atletismo. A jovem paraguaçuense, que representou a escola “Helena Wirgues Ramos”, trouxe uma conquista inédita para nossa cidade, além de passar a integrar a Seleção Paulista de Atletismo.

Larissa Machado treina há menos de um ano e faz parte do Projeto 'Alunos Hoje, Atletas Amanhã', e disputou o título contra atletas de todo o país. Após superar as demais atletas, sempre em busca da vitória, elevou o nome do Estado de São Paulo e de Paraguaçu Paulista ao mais alto lugar no pódio”, destacou o vereador Miguel.

Larissa poderá ainda ser contemplada com a “Bolsa Talento Esportivo” do Governo Federal e deverá ser inscrita para o benefício a partir de 2012. A jovem atleta especializou-se em provas de resistência com um treinamento específico, o que poderá levá-la a representar o Brasil no Sul Americano que acontecerá em Bogotá, na Colômbia, provavelmente ainda neste ano.

Já Luiza Pelegrini Cação, atleta da natação paraguaçuense, disputou o campeonato com uma das melhores marcas da prova dos 50 metros (nado peito) do país, o que acabou lhe rendendo o terceiro lugar na competição.

A prova foi muito disputada, pois todas as atletas estavam em excelentes condições e com tempos muito equivalentes, mas Luiza novamente brilhou e hoje é a terceira melhor nadadora do Brasil, recebendo a sua medalha de bronze das mãos de Ana Marcela Cunha, Campeã Mundial em águas abertas”, frisou Miguel Canizares.

Luiza já conquistou sete medalhas de ouro nos Jogos Regionais, além da medalha de ouro inédita nos Jogos Abertos da Juventude, superando atletas de clubes importantes, como Pinheiros, Paineiras, Hebraica e o Corinthians na conquista da final estadual e, posteriormente, da vaga à final nacional em João Pessoa.

Mesmo treinando em piscina não adequada para competições oficiais, Luiza superou-se mais uma vez com a conquista do bronze nacional nos 50 metros peito, fazendo com que os paraguaçuenses se orgulhassem com mais essa brilhante conquista.