80 Anos da ACE
Indicações
Campo Limpo
Requerimentos

Reunida em Sessão Ordinária na segunda-feira (16), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador Josimar Rodrigues, assinada pelos demais vereadores, que manifesta repúdio ao Banco Santander pela exposição Queermuseu - Cartografias da Diferença na Arte Brasileira, realizada no Santander Cultural, em Porto Alegre – RS.

A referida exposição foi patrocinada pelo Banco Santander e pelo Governo Federal, por meio da Lei Rouanet (de incentivo à cultura), e ganhou destaque em toda mídia nacional por ter sido interrompida após a acusação de fazer apologia à pedofilia e à zoofilia. Reunia mais de 270 obras, de 90 artistas plásticos.

De acordo com o texto da moção, “a exposição, que pretendia demonstrar o contraditório, fazer as pessoas pensarem, acabou levando alunos para verem cenas chocantes, pois supostamente promovia a pedofilia, cristofobia e zoofilia”.

Assim, a exposição sofreu ataques e ameaças do grupo de direita MBL (Movimento Brasil Livre). Diante disso, a direção do espaço cultural encerrou a exposição um mês antes do previsto. “É inaceitável uma exposição de artes, patrocinada pelo Governo Federal em R$ 1 milhão e também por R$ 800 mil reais pelo Santander incentivando terríveis situações de prostituição infantil, envolvendo a família brasileira”, disse o vereador Josimar.

Ainda segundo o vereador Josimar Rodrigues, foi “um dinheiro mal gasto com obras fazendo escárnios ao cristianismo. Os cidadãos e artistas têm o direito de se manifestarem, desde que não ofendam o outro como foi o caso. Repudiamos a proposta feita pelo governo, que tende a banalizar a relação homossexual e a usar de maneira irreverente símbolos religiosos, em respeito à sensibilidade religiosa das pessoas e em relação, pois, se querem respeito devem respeitar e não chocar”, finalizou.

Josimar Rodrigues16